A UEFA confirmou hoje que irá abrir uma investigação sobre o lançamento de tochas luminosas para o relvado por adeptos croatas no decorrer da partida Croácia-República Checa, do grupo D do Euro2016 de futebol.

O árbitro inglês Mark Clattenburg interrompeu o jogo durante alguns minutos depois das tochas luminosas terem sido lançadas para o relvado provenientes da falange de apoiantes da seleção croata.

“Estas pessoas não são adeptos, são terroristas do desporto. 95 por cento dos nossos apoiantes estão envergonhados perante a Europa, os jogadores ficaram muito tristes por isto ter acontecido depois de um jogo maravilhoso”, afirmou o selecionador croata, Ante Cacic, no final da partida.

A seleção croata viu ser-lhe retirado um ponto na fase de qualificação para o Euro2016 e foi forçada a jogar dois jogos em casa à porta fechada, além de ter sido aplicada uma multa à sua Federação de 100.000 euros pela UEFA depois de uma suástica ter sido pintada no relvado antes de um jogo frente à Itália, em junho de 2015, em Split.

A Croácia foi também punida pela UEFA por um adepto croata ter invadido o relvado após o golo de Luka Modric que deu a vitória à sua seleção frente à Turquia, no domingo, em jogo da primeira jornada do grupo D do Euro2016.

O selecionador croata foi extremamente duro nas palavras: “Chamei-lhe terrorismo no passado e houve quem não gostasse desse meu comentário, mas voltou a acontecer. Essas pessoas estão a arruinar tudo o que temos feito e, provavelmente, têm apoio de alguém.”