A Croácia e a República Checa empataram a duas bolas, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro2016. Os croatas estiveram a vencer por 2-0, com golos de Rakitic e Perisic mas Skoda e Necid, já nos descontos, resgataram um ponto para os checos. Destaque para cenas lamentáveis no estádio, com adeptos croatas a atirar tochas e petardos para o relvado, quando o resultado estava em 2-1 para a Croácia.

Depois de ter feito boa figura na primeira jornada, com o triunfo sobre a Turquia, os croatas sabiam que uma vitória poderia coloca-los nos oitavos-de-final da prova. Já os checos, que perderam com a Espanha, não poderiam perder, sob pena de ficarem em situação muito delicada.

No Stade Geoffroy-Guichard em Saint-Etienne, a Croácia foi sempre melhor, teve mais bola, atacou com mais critério e defendeu ainda melhor. Petr Cech via croatas a chegarem de todos os lados mas nem ele estava isento de culpas, com algumas saídas em falso. Mas aos 22 minutos redimiu-se e negou um golo a Mandzukic.

Sempre com melhor critério a atacar, com Modric, Rakitic e Perisic a servirem Mandzukic, os croatas estiveram perto do golo aos 36 minutos. O médio do Barcelona fugiu pela direita e rematou forte, para defesa, com os pés, de Cech.

Da ameaça ao golo foi um instante. Aos 37 minutos, Perisic aproveitou uma perda de bola Plasil em zona proibida, correu para a área e disparou de pé esquerdo, batendo Petr Cech. Aos 42, nova oportunidade croata: Rakitic colocou na área, num livre, Vida rematou com a coxa, com a bola a sair ao lado. Cech estava batido.

Só aos 42 minutos a República Checa deu um ´ar da sua graça`, com Kaderabek a rematar contra Vida, na área croata.

Mas quem estava melhor era a Croácia que fez o 2-0 aos 59 minutos por Rakitic. Nova perda de bola em zona proibida, com Srna a isolar o médio. Rakitic esperou a saída de Cech e ´picou-lhe` a bola por cima, fazendo um golaço.

Depois de Mandzukic ter falhado o 3-0 na cara de Petr Cech, os checos vão entrar no jogo aos 73 minutos por Skoda. Rosicky colocou na área, de trivela, Skoda antecipou-se a Corluka e fez o 2-1, de cabeça.

Apesar do golo, era a Croácia quem estava melhor. Brosovic podia ter feito o 3-1 aos 81 minutos mas rematou ao lado, já dentro da área. Aos 86 foi Limbersky a antecipar-se a Brozovic quando este ia fazer o golo.

Só que o desperdício croata haveria de ser penalizado já nos descontos.

Antes, o jogo esteve interrompido. Os adeptos croatas começaram a atirar tochas e petardos para dentro do relvado. O encontro esteve interrompido alguns minutos. E quando retomou, a República Checa empatou. Vida meteu a mão na bola na área, árbitro Mark Clattenburg marcou penálti que Tomas Necid converteu.

A Croácia apenas se pode queixar de si próprio, já que teve tudo para vencer o encontro e colocar-se nos oitavos-de-final. A insistência checa acabou coroada com um ponto ´caído` do céu, que mantém a equipa na luta pelo apuramento.