A seleção portuguesa de futebol arrancou pela segunda vez na sua história uma fase final de uma grande competição com dois empates, a outra também num Europeu disputado em França, em 1984.

Então, na estreia numa fase final da principal competição do ‘velho continente’, e ao contrário do que aconteceu agora, no Euro2016, Portugal arrancou com um ‘nulo’, face à RFA, e, depois, empatou a um, com a Espanha, após sair na frente.

Desta vez, 32 anos volvidos, a formação das ‘quinas’ começou com um empate a um, depois de ter marcado primeiro, por Nani, face à Islândia, e no segundo jogo ficou em ‘branco’, face à Áustria.

A diferença de qualidade entre as seleções que Portugal defrontou é completamente diferente, mas, quanto ao terceiro adversário, a diferença não é tão grande: então era a Roménia e agora é a Hungria, quarta-feira, em Lyon.

No Euro84, Portugal estava obrigado a vencer os romenos, depois dos dois empates, e conseguiu-o, graças a um tento do suplente Nené, já na etapa final do encontro.

Num Europeu a oito, a seleção lusa seguiu de imediato para as meias-finais, fase em que caiu ingloriamente por 3-2, após prolongamento, face à anfitriã França, depois de ter estado a vencer em pleno tempo extra, com um ‘bis’ de Jordão.

Desta vez, Portugal poderá passar com um empate, já que, num Europeu alargado a 24 seleções, passam não só os dois primeiros de cada um dos seis grupos, mas ainda os quatro melhores terceiros.