Fernando Santos apelidou hoje o jogo com a Hungria de "mata mata" e frisou que nenhuma seleção presente no Euro2016 de futebol teve um desempenho tão bom quanto o de Portugal diante da Áustria, no sábado.

"Já vi boas exibições, mas com grau de eficácia maior do que o nosso. Melhor do que fizemos ontem (sábado), em termos globais, não tenho visto. A Espanha jogou muito bem (diante da Turquia), mas foi tremendamente eficaz. Merecíamos ganhar os dois jogos, mas não temos dúvidas de que vamos ganhar à Hungria", afirmou.

No dia seguinte ao empate com os austríacos (0-0), o segundo na fase de grupos do Europeu, o selecionador nacional voltou a abordar várias questões numa conversa informal com os jornalistas.

Fernando Santos admitiu que existe "tensão" nos jogadores, pelo atual momento, mas também "uma vontade enorme" de melhorar os resultados.

Com dois pontos em dois jogos e em vésperas de defrontar a Hungria, que lidera o grupo F, o técnico recorreu a uma expressão que foi trazida para o léxico português por um antigo selecionador.

"Como dizia Scolari é um jogo de 'mata mata'. E nós temos de os 'matar'. Mas há que respeitar a Hungria. A única equipa que está próxima de ser apurada é a Hungria. Há que respeitar isso, sabendo que temos de jogar nos nossos limites para ganhar", salientou.

Já sobre a ineficácia de Cristiano Ronaldo nos livres diretos, Fernando Santos foi perentório.

"O primeiro marcador de livres é o Ronaldo. Qual é a dúvida?", atirou.

Por outro lado, Fernando Santos elogiou o desempenho de João Moutinho, que, na opinião da maioria da crítica, tem estado abaixo do que pode fazer, depois de um final de época marcado pelas lesões.

"O João Moutinho fez um jogo fantástico. Foi o jogador com mais passes de rutura neste jogo. No último mês só jogou dois jogos pela equipa dele. Ontem (sábado) esteve muito melhor do que no jogo anterior. Estou satisfeito com o rendimento do João, mas também com o dos outros", analisou.

De resto, Fernando Santos destacou as exibições dos médios William Carvalho, André Gomes e João Moutinho frente aos austríacos, lembrando mesmo que o trio 'secou' um "rapazinho" que joga no Bayern de Munique.

"O setor mais poderoso da equipa da Áustria é o meio-campo. Têm lá um rapazinho que costumamos ver no Bayern e que nos esquecemos que jogou ontem. Até foi substituído, por culpa do William, do André e do João. O rapazinho parecia que nem era jogador de futebol e é um jogador fantástico, que se chama Alaba", sublinhou.

Portugal prepara o encontro com a Hungria, da terceira e última jornada do grupo F, que está agendado para quarta-feira, em Lyon, a partir das 18:00 (17:00 em Lisboa).