A UEFA fez as contas e relembra com que linhas Portugal pode-se coser para conseguir o apuramento para a próxima fase do Euro 2016. Para já, ao cabo de duas jornadas, só três equipas estão apuradas. Relembramos também os critérios para se apurarem os quatro melhores terceiros lugares que permitem o acesso aos oitavos de final.

Equipas já apuradas após as duas primeiras jornadas: França, Itália e Espanha. A Itália já assegurou o primeiro lugar do grupo, depois de ter somado dois triunfos e vai agora medir forças, com o segundo classificado do grupo D. A Espanha vence o grupo D, em caso de triunfo na última jornada. Já a seleção francesa, só precisa de um empate para garantir o primeiro posto.

As contas de grupo F, de Portugal.

A Hungria garante o primeiro lugar do grupo em caso de vitória sobre Portugal na última jornada. Em caso de empate também se qualifica, pode perder apenas a primeira posição se a Islândia vencer e superar a sua diferença de golos.

Portugal qualifica-se se vencer a Hungria e pode perder o primeiro lugar se a Islândia bater a seleção das quinas na diferença de golos. O segundo critério são os golos marcados e o terceiro é a disciplina, nesse critério Portugal tem um coeficiente superior (Viu apenas dois cartões amarelos no Campeonato da Europa). O empate só deixa Portugal na segunda posição se a Islândia empatar com a Áustria e Portugal estiver à frente da equipa nórdica no número de golos marcados, disciplina, ou coeficiente. Portugal pode ainda ser uma dos melhores terceiros.

Em caso de derrota, Portugal pode acabar no terceiro lugar, mas os dois pontos obtidos muito dificilmente são suficientes para a seleção se candidatar ao lugar de melhor terceiro classificado.

A Islândia pode ser primeira em caso de vitória sobre a Áustria e se Portugal empatar com a Hungria. Se a Hungria vencer Portugal, a Islândia qualifica-se em 2º lugar. A Áustria qualifica-se em caso de vitória, mas se Portugal vencer, a Hungria soma os mesmos pontos que os austríacos e tem vantagem no confronto direto e fica assim despojado do segundo lugar. Nesse caso pode sonhar qualificar-se ao ser um dos melhores terceiros.

Critério para apurar os quatro melhores terceiros dos grupos no Euro 2016:


- Maior número de pontos

- Diferença de golos

- Número de golos marcados

- Menor número de cartões (disciplina)

- Posição no ranking da UEFA

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.