A Inglaterra empatou a zero bolas com a Eslováquia, em jogo da terceira jornada do Grupo B. A divisão de pontos apura a equipa inglesa, que termina o grupo no segundo posto, atrás do surpreendente País de Gales. Os ingleses podem ser um dos adversários de Portugal, caso a turma das quinas se apure. Já a Eslováquia faz quatro pontos e poderá ser uma das quatro melhores terceiras colocadas a seguir também em frente. Tudo depende ainda dos jogos que restam nesta fase de grupos.

Depois do empate com a Rússia e da vitória frente ao País de Gales nos dois primeiros jogos, a turma inglesa sabia que um empate bastaria para seguir em frente. Roy Hogdson, selecionador inglês, aproveitou para dar minutos a vários jogadores, fazendo seis alterações na equipa que bateu o País de Gales no jogo anterior. Entraram os laterais Clyne e Bertrand, os médios Wilshere e Henderson e os avançados Sturridge e Vardy. Já a Eslováquia estava dependente de uma vitória para se apurar, já que um empate deixaria a equipa a fazer contas. Recorde-se que os eslovacos venceram a Rússia por 2-1 e perderam com o País de Gales pelo mesmo resultado.

A Inglaterra voltava a um estádio de má memória: foi aqui no Geoffroy Guichard em Saint-Etienne que os ingleses perderam com a Argentina nos oitavos-de-final do Mundial de 1998, ganho pela França. A formação inglesa caiu nos penáltis, depois de um 2-2 em 120 minutos.

Este foi um jogo de quase sentido único: a baliza de Kozacik, guarda-redes que teve muito trabalho. Apesar das seis alterações na equipa, a turma inglesa terá realizado o seu melhor jogo neste Euro2016, não dando quaisquer hipóteses aos eslovacos. A história confirma-se no relvado: nos últimos 16 jogos com a Eslováquia, a Inglaterra venceu onze e perdeu apenas dois, tendo empatado três.

Depois de algumas ameaças e sustos, a Inglaterra vai criar a primeira grande oportunidade de golo aos 19 minutos. Wilshere fez um passe em profundidade, Kozacik não saiu, Vardy bateu Skrtel em velocidade e rematou contra as pernas do guarda-redes. Aos 34, nova oportunidade, agora por Lallana, mas Kozacik voltou a evidenciar-se na baliza, defendendo com os punhos para canto. E mesmo a terminar a primeira parte foi Henderson a desperdiçar nova oportunidade de golo num remate que Durica cortou de cabeça.

A Eslováquia parecia jogar para o empate, tal era o domínio que era exercido pela Inglaterra. Das poucas vezes que a formação Jan Kozák conseguiu sair para o ataque, fe-lo com poucos homens e sem criar perigo. A primeira ocasião de golos dos eslovacos aconteceu aos 54 minutos e saiu do peito de.. Smaling. O defesa tentou amortecer para Joe Hart, a bola ficou curta. Mak acreditou mas na hora de rematar, deu nas ´orelhas` da bola, que foi parar às mãos do guarda-redes inglês. Um susto valente!

Das poucas saídas com ´pés e cabeça`, a Eslováquia criou perigo mas Weiss, dentro da área, optou pelo remate em vez do passe. Agarrou Hart sem problemas. Mas quem mandava no jogo era mesmo a Inglaterra. Já com Delle Ali em campo no lugar de Lallana, Rooney (jogo 114 por Inglaterra, o terceiro mais internacional de sempre, apenas batido por Beckham com 115 jogos e Shilton com 125) no lugar de Wilshere (na Eslováquia entraram Svento e saiu Duda), os ingleses vão estar outra vez perto do golo aos 62 minutos. Henderson cruzou na direita, Delle Ali apareceu ao segundo poste a rematar mas Skrtel tirou em cima da linha de golo.

Roy Hodgson acabou o jogo num 4-4-2 losango, com Rooney nas costas de Vardy e Kane, com Dier, Delle Ali e Henderson no meio-campo. A Eslováquia, que só pensava em não perder, reforçou a sua defesa e tapou todos os caminhos para a sua baliza, com os jogadores todos atrás da linha da bola. Os quatro pontos deixavam a equipa em boa posição para ser uma das quatro melhores terceiro colocadas, o que daria o apuramento. O selecionador eslovaco fez três substituições, fazendo entrar um médio e dois defesas. Era defender com ´unhas e dentes` o preciso ponto até ao minuto final, algo que veio a acontecer, apesar de toda a pressão inglesa para chegar ao golo e assim terminar o grupo em primeiro lugar. Foram 27 remates dos ingleses contra quatro dos eslovacos.

O empate penaliza a falta de finalização inglesa e premeia a forma coesa, embora nem sempre eficaz, com que a Eslováquia defendeu. Os ingleses terminam em segundo do Grupo B com cinco pontos, menos um que o País de Gales que goleou a Rússia por 3-0. A Eslováquia fica a aguardar para saber se será uma das quatro melhores terceiras classificadas, apurando-se nesse caso para os oitavos-de-final.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.