Alemanha e Polónia procuram hoje manter as posições de topo no Grupo C para garantirem presença nos oitavos de final do Europeu de futebol de 2016, enquanto Croácia e República Checa lutam por acompanhar a Espanha no Grupo D.

Com quatro pontos, a equipa germânica precisa apenas de um empate frente à Irlanda do Norte para seguir em frente e até pode sair do Parque dos Príncipes, em Paris, como primeira classificada do grupo, desde que a Polónia não vença a já eliminada Ucrânia no Velódrome, em Marselha.

Para passarem em primeiro, os polacos têm de fazer melhor resultado do que os alemães ou, caso vençam as duas, têm de conseguir uma diferença de golos que suplante a vantagem com que a 'mannschaft' parte para a terceira jornada: dois 'positivos' contra um da Polónia.

Os norte-irlandeses, estreantes em fases finais e com três pontos decorrentes dom triunfo sobre a Ucrânia (2-0), têm de derrotar os campeões do mundo para assegurarem uma vaga nos oitavos de final. Se perderem ou empatarem, ficam a aguardar as contas finais da primeira fase do Euro2016, para saberem se são um dos quatro melhores terceiros classificados.

No Grupo D, a Espanha já está qualificada, com duas vitórias, e defende a primeira posição perante a Croácia, bastando-lhe um empate em Bordéus. Esse resultado também serve os interesses croatas, que somam quatro pontos e asseguram o segundo lugar com a igualdade.

Candidata a vencer o grupo se bater os atuais bicampeões europeus, a Croácia só não garante a segunda posição se perder e se a República Checa vencer a Turquia com um resultado que lhe dê vantagem na diferença de golos, em número de golos marcados ou na disciplina. Em caso de igualdade total, os croatas têm melhor coeficiente UEFA.

Em Lens, estará sempre em jogo o terceiro lugar, porque a Turquia, ainda sem qualquer ponto, ganha a posição se derrotar a equipa checa, à qual basta apenas um empate. No entanto, nesse caso, a República Checa fica apenas com dois pontos e dificilmente será um dos quatro melhores terceiros.