A polícia francesa foi hoje obrigada a usar gás lacrimogénio e canhões de água para suster os distúrbios provocados por adeptos polacos, nas cercanias do Estádio Velódrome, em Marselha, que acompanham a sua seleção no Euro2016 de futebol.

Os polacos foram-se juntando em torno de uma praça próxima, à saída do metropolitano e junto a uma das entradas do recinto, duas horas antes da partida da sua seleção frente à Ucrânia, a contar para o Grupo C, que se iniciou às 17:00 horas.

Apesar do forte dispositivo de segurança, a tensão foi aumentando, sobretudo quando a Polícia começou a recolher imagens dos adeptos que considera mais perigosos, de modo a poder acusá-los de quaisquer incidentes que provoquem.

Os polacos fizeram detonar petardos e lançaram objetos contras as forças de segurança, o que motivou a sua intervenção, conforme havia acontecido umas horas antes, noutro local, e da qual resultaram quatro detenções.

Dentro do estádio, enquanto se escutavam os hinos, os adeptos polacos mostraram uma tarja onde se podia ler “Em defesa da cultura europeia”, frase associada aos movimentos racistas e xenófobos, nomeadamente nas campanhas contra o acolhimento de refugiados do Médio Oriente.

O encontro entre a Ucrânia e a Polónia é considerado de alto risco, razão pela qual foram mobilizados mais de mil agentes policiais e houve restrições à venda de bebidas alcoólicas.