O adepto ultranacionalista russo Alexandre Chpryguine, que regressou a França após ter sido expulso no sábado, foi de novo expulso em direção à Rússia, anunciou hoje o Ministério do Interior francês.

Detido na segunda-feira em Toulouse quando se preparava para assistir ao encontro Rússia-País de Gales, foi “expulso de França. O avião em que se encontra descolou de Paris Charles-de-Gaulle pouco após a meia-noite em direção a Moscovo”, declarou à agência noticiosa France-Presse Pierre-Henry Brandet, porta-voz do ministério.

Na segunda-feira, o ministério do Interior revogou o seu visto e emitiu uma proibição administrativa de território (IAT).

O presidente da associação de adeptos russos fazia parte do grupo de 20 adeptos expulsos de França na sequência dos atos de violência registados à margem do Inglaterra-Rússia, em Marselha, a 11 de junho, de que resultaram 35 feridos, na maioria ingleses.

Todos negaram envolvimento nos incidentes, mas foram conduzidos à fronteira por risco de perturbação da ordem pública, enquanto três outros russos implicados nos incidentes foram condenados a penas de prisão entre um e três anos.

Mal aterrou em Moscovo, após a sua expulsão no sábado, Chpryguine, colaborador do deputado Igor Lebedev e membro do partido de extrema-direita LDPR, manifestou a intenção de regressar a França para continuar a acompanhar o Euro2016, afirmando que tinha bilhetes para o jogo de Toulouse.

Os dois adeptos ingleses que ficaram gravemente feridos em Marselha mantinham-se hoje em estado comatoso, mas estável, apurou a agência noticiosa francesa.