A seleção nacional de Portugal fez hoje história em fases finais de Campeonatos da Europa ao tornar-se na primeira equipa a ultrapassar a fase de grupos sem qualquer vitória e seguir em frente na prova, para além de continuar a ser a única seleção com o pleno de apuramentos em fases de grupos de Europeus de futebol.

Com os três empates no Grupo F, Portugal conseguiu apurar-se para os oitavos de final do Euro2016 no terceiro lugar do respectivo grupo face ao apuramento dos quatro melhores terceiros.

Nas anteriores seis presenças (1984, 1996, 2000, 2004, 2008 e 2012), Portugal também havia conseguido o apuramento, então apenas para os dois primeiros.

Em 1984, Portugal passou com um triunfo (Roménia) e dois empates (RFA e Espanha), em 1996, somou duas vitórias (Turquia e Croácia) e um empate (Dinamarca) e, em 2000, fez o pleno de nove pontos, face a Inglaterra, Roménia e Alemanha.

Em casa, em 2004, a equipa lusa entrou a perder (Grécia), mas venceu os últimos dois (Rússia e Espanha) e, em 2008, a história foi ao contrário, com dois triunfos a abrir (Turquia e República Checa) e um desaire a fechar (Suíça).

Há quatro anos, na Polónia e na Ucrânia, Portugal repetiu o que havia feito em 2004, com um desaire no primeiro jogo (Alemanha) e vitórias nos seguintes (Dinamarca e Holanda).

Nesta ocasião, e pela primeira vez na sua história, em 12 fases finais, entre Europeus (sete) e Mundiais (cinco), a seleção lusa não conseguiu um único triunfo, um verdadeiro ‘feito’, num grupo com Hungria, Islândia e Áustria.

O facto de três seguirem em frente terá evitado o que seria uma das maiores ‘barracas’ da história da seleção lusa e o acabar de um registo ímpar entre as seleções com pelo menos duas presenças em fases finais.

Entre as maiores potencias do ‘velho continente’, a França e a Holanda, com 75 por cento de aproveitamento (seis apuramentos e oito presenças na fase de grupos) secundam Portugal, seguidos de Alemanha (sete em 10), Espanha (seis em nove) e Itália (cinco em oito).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.