A comunidade portuguesa em Toronto no Canadá 'parou' para ver o apuramento de Portugal para os oitavos de final do Euro2016 de futebol e mostra-se confiante com uma presença na final.

Diversos estabelecimentos comerciais estavam lotados, durante o horário do encontro, apesar do jogo ter início ao meio dia, o que fez com que muitos dos emigrantes faltassem ao trabalho pelo menos da parte da tarde.

"Hoje não fui trabalhar, como muitos dos portugueses que assistiram ao jogo através da televisão. A nossa comunidade ‘parou' para ver a nossa seleção jogar", explicou Carlos Fernandes, um carpinteiro português no Canadá há 29 anos.

Para o luso, que assistiu num café localizado na baixa de Toronto, com muitos portugueses e lusodescendentes, Portugal tem "jogado bem mas não tem tido a sorte necessária", faltando-lhe apenas ser "eficaz".

No entanto para os oitavos de final, Carlos Fernandes não tem dúvidas de que será diferente até porque é a eliminar e contra seleções mais "bem cotadas", mas está confiante de que consiga ir pelo menos até às meias-finais.

O empresário do ramo da restauração Hélder Costa está otimista com uma presença lusa na final do Europeu.

"Foi um resultado injusto frente à Hungria (3-3). Mas estou otimista. Vamos disputar a final e nesse jogo vamos defrontar a equipa anfitriã, França", perspetivou.

Para vencer a Croácia no sábado Portugal necessita de "jogar melhor" e precisa essencialmente de "mais sorte", disse.

Na companhia do seu filho, equipados a rigor com as cores lusas, César Espínola lamentou as críticas que foram feitas a Cristiano Ronaldo.

"Ele não desperdiçou a grande penalidade porque quis. Somos humanos e erramos", frisou numa alusão ao castigo máximo desperdiçado pelo capitão diante da Áustria.

Foi com muito nervosismo que assistiu ao encontro, até porque o jogo teve "seis golos" sendo "bastante emotivo", contas que os portugueses "já estão habituados" a fazer de calculadora na mão.

Nas horas que antecedem os jogos do Euro2016 são diversos os vendedores de rua que comercializam equipamentos com as cores de Portugal, nas principais artérias da cidade, sendo a camisola de Cristiano Ronaldo aquela que tem mais saída.

"Já vendi mais de 100 camisolas da seleção de Portugal. O Ronaldo é o maior símbolo nas camisolas. Este empate é bom para manter a esperança", disse Cristina Parreira, uma vendedora brasileira que diz "estar com Portugal".