A seleção portuguesa de futebol abriu hoje o treino aos adeptos e emigrantes, em Marcoussis, numa sessão em que as muitas crianças presentes 'vitoriaram' Cristiano Ronaldo, no dia seguinte ao apuramento para os oitavos de final do Euro2016.

Inicialmente, o apronto seria apenas aberto aos jornalistas, nos primeiros 15 minutos, mas os jogadores e equipa técnica da seleção nacional decidiram abrir a sessão, como forma de agradecerem o apoio dos adeptos na véspera, à chegada ao 'quartel general', após terem garantido o apuramento para a fase seguinte, com um empate 3-3 com a Hungria.

Eram perto das 02:00 quando a equipa das 'quinas' chegou ao Centro Nacional de Râguebi, proveniente de Lyon, e deparou-se com cerca de 200 pessoas, que manifestaram total apoio à seleção.

Entre os muitos adeptos que estiveram na bancada do recinto e fizeram frente ao calor matinal que se fez sentir estiveram várias crianças de três escolas, uma das quais francófona, que veio passar uma semana em Paris.

Os mais jovens rejubilaram sobretudo com Cristiano Ronaldo, Nani e Ricardo Quaresma, mas com maior destaque para o 'capitão', que, apesar de não ter participado no treino, esteve no relvado na parte inicial e agradeceu o apoio dos presentes, elevando o polegar em sinal de 'ok'.

O avançado luso foi um dos destaques do empate 3-3 com a Hungria, ao marcar dois golos e efetuar uma assistência, e elevou o moral de alguns adeptos, que se mantêm confiantes no desempenho de Portugal no Europeu.

"Como diria o Scolari, chegámos ao mata-mata. O Ronaldo e o Nani estão a marcar, e espero que Quaresma também marque. Que marquem todos, o que interessa é ganhar", disse Carlos Damásio da Silva à agência Lusa, manifestando confiança de que a seleção nacional "pode mesmo chegar à final, se os jogadores estiverem empenhados a fundo".

O adepto, de 52 anos, emigrante em França há 41, foi um dos espetadores do encontro em Lyon, considerando que foi uma "experiência para uma vida".

"Estive todo o dia em Lyon, foi um espetáculo muito forte emocionalmente. Gostaria da vitória da nossa seleção, mas tivemos um adversário bastante complicado. No entanto, foi muito agradável, uma experiência de viver uma vez", disse este 'familiar' do antigo presidente do Benfica Manuel Damásio.

Já Humberto Domingos, de 52 anos, não contava assistir ao treino de hoje, até ao momento em que foi avisado por um amigo e deslocou-se ao Centro Nacional de Râguebi.

"Foi uma visita surpresa. Um amigo telefonou-me para irmos almoçar juntos, disse-me que vinha aqui ver a equipa de Portugal e eu só tive de mudar a camisola no carro. Foi pena só ter chegado no fim. Ainda tirei algumas fotos", referiu à Lusa.

Este português, natural do Cadaval e emigrado em França há três décadas, acredita que a equipa das 'quinas' tem "meios" para atingir a final do Europeu, mas lembrou que "é preciso fazer melhores opções em determinados momentos".

"Havendo jogadores que estão a jogar mal, há que tirá-los e pôr outros. Eu acredito na seleção. Acho que Portugal vai chegar à meia-final e contra a França é que seria bom", adiantou.

Na quarta-feira, Portugal empatou 3-3 com a Hungria, naquela que foi a terceira igualdade da seleção nacional no mesmo número de jogos no grupo F do Euro2016, mas que, ainda assim, se revelou suficiente para colocar a equipa das 'quinas' nos 'oitavos' da prova.

A seleção portuguesa esteve por três vezes em desvantagem, mas um golo de Nani e um 'bis' de Cristiano Ronaldo impediram que Portugal regressasse mais cedo a casa.

Nos oitavos de final do Campeonato da Europa, Portugal vai defrontar a Croácia, num encontro que está marcado para sábado, a partir das 21:00 (20:00 em Lisboa), em Lens.