O Europeu de futebol de 2016 tem sido prodigioso no que toca a golos fora de horas. De acordo com o ‘playmaker’ do site ‘zerozero’, nunca tinham marcado tantos golos nas parte finais dos jogos. Ao todo são nove golos que foram contabilizados para lá da hora, mais um do que em 2008, data do antigo recorde.

A ‘queda’ do recorde deveu-se aos golos de oito seleções. França, por duas vezes, marcou após os 90 minutos. Os restantes foram marcados pela República Checa, Rússia, Irlanda do Norte, Itália, Inglaterra, Alemanha e Islândia.

A equipa nórdica surge em último lugar nesta lista porque acabou por ‘ajudar’ Portugal com o golo tardio. Frente à Áustria, Arnór Traustason marcou nos instantes finais e colocou a equipa islandesa no segundo lugar do Grupo F, relegando Portugal para a terceira posição. Com este terceiro lugar, a equipa ‘lusa’ ficou fora do ‘tanque dos tubarões’ e com um caminho, em princípio, mais fácil até à final, uma vez que evita, até a final, seleções como Alemanha, Espanha, França, Itália e Inglaterra.

Este europeu de França bateu, ainda, mais um recorde. Para além dos golos tardios, este já é o Europeu de futebol com mais golos marcados por suplentes. A marca de 2008 (13 golos marcados por jogadores vindos dos bancos de suplentes) foi ultrapassada neste Eurp2016 que conta agora com 14 golos marcados por suplentes.

A fase de grupos do Campeonato da Europa chegou ao fim esta quarta-feira. Seguem-se os oitavos de final.

Este Europeu é o primeiro a contar com oitavos de final, uma vez que é o primeiro torneio com 24 equipas. Antes, passava-se da fase de grupos diretamente para os quartos-de-final.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.