O selecionador da Croácia, Ante Cacic, antecipou um duelo equilibrado com Portugal nos oitavos de final do Euro2016, este sábado, em Lens.

Na conferência de imprensa de antevisão da partida, o técnico garantiu não existirem favoritos para este encontro. "Não sei quem é favorito ou a melhor equipa. Quando se analisa a equipa portuguesa só se pode dizer que o terceiro lugar deles não corresponde ao futebol que conseguiram praticar. Empataram os três jogos, mas estiveram sempre perto de vencer. Têm excelentes jogadores, mas por outro lado a nossa equipa também jogou muito bem e temos o direito a ser ambiciosos. Este jogo vai colocar frente a frente duas equipas muito fortes e penso que não há favoritos", afirmou.

Questionado sobre a importância de Ronaldo na seleção portuguesa e o controlo que irá exigir aos seus jogadores, Ante Cacic reconheceu o peso do capitão português na equipa das quinas. "Cada jogo é um jogo. Temos de jogar o nosso jogo e ter um desempenho excelente se queremos ganhar. Temos de ter algumas cautelas e defender bem contra Portugal. Claro que Ronaldo é a principal estrela. O que temos de fazer amanhã é impeddir que Cristiano Ronaldo mostre toda a sua força. Temos de tentar manietá-lo", confessou, acrescentando: "Temos de estar muito concentrados. Temos de defender e não dar a iniciativa do jogo. Temos de o defender muito bem".

O registo de três empates de Portugal na fase de grupos não foi o esperado, mas Ante Cacic não deixou de tecer elogios à seleção portuguesa: "É verdade que Portugal não ganhou. Provavelmente amanhã vão jogar de forma um pouco diferente. De certeza que têm respeito pela nossa equipa e vão fazer tudo para ganhar. Temos um historial mau com Portugal, mas a tradição e os resultados já lá vão. Temos de mudar a história e penso que a minha equipa está pronta para inverter amanhã a situação".

As boas exibições da Croácia na fase de grupos estão a deixar o país em euforia, mas o selecionador croata não se deixa contaminar por esse sentimento, embora tenha assumido o seu otimismo para este encontro. "Não, não sinto euforia. Sinto-me muito tranquilo. Estou é concentrado na minha equipa, no jogo de amanhã. A euforia pode ser positiva para os croatas. Têm razões para estarem otimistas, pois jogámos três jogos muito bons. Mas o que interessa é concentrar-nos no futebol em campo", explicou.

"Estou otimista, vejo a equipa a trabalhar muito bem, o espírito é muito bom. Depois da fase de grupos já não há jogos fáceis", concluiu.