Portugal venceu esta noite a Croácia por 1-0, após prolongamento, e carimbou o apuramento para os quartos de final do Euro2016. A decisão do jogo disputado no Stade Bollaert-Delelis só foi encontrada aos 117 minutos do encontro, graças ao golo do 'renascido' Ricardo Quaresma, que saltou do banco nos últimos minutos do tempo regulamentar.

Num encontro que foi quase sempre monótono e por vezes pouco interessante, só na reta final do tempo extra é que se sentiu a emoção de uns oitavos de final do Campeonato da Europa. Portugal parecia apostado em controlar o ritmo e atacar só pela certa, enquanto a Croácia se lançava claramente em busca do golo. Nesses minutos, a Seleção foi bafejada pela sorte e depois soube ter a arte e o engenho para desenhar um contra-ataque mortífero. Renato Sanches, Nani e Ronaldo construíram a jogada, que seria culminada com a recarga certeira e à boca da baliza de Ricardo Quaresma. Estavam jogados 117 minutos e o passaporte dos 'quartos' já tinha um carimbo. Foi preciso sofrer mais alguns minutos para então soltar a festa no relvado e nas bancadas do estádio de Lens.

Há jogos que pelos primeiros minutos parecem logo anunciar ao que vêm e este Croácia-Portugal denunciou logo a palavra “prolongamento”. Numa partida decisiva para as aspirações das duas seleções na prova, o jogo foi impregnado de taticismo desde o apito inicial, ao que se juntava uma certa indisponibilidade para o risco. Para este duelo, Fernando Santos surpreendeu ao apresentar três estreias entre os titulares - Cédric, José Fonte e Adrien Silva -, recuperando ainda Raphael Guerreiro para o onze inicial. A aposta no trio do meio-campo que brilhou este ano no Sporting, com Adrien, João Mário e William Carvalho, parecia ser a resposta do selecionador para o poderoso e criativo meio-campo croata, comandado por Modric e Rakitic.

O arranque do jogo foi muito morno, sem velocidade e com escassa dinâmica entre os dois conjuntos. A incapacidade de gerar desequilíbrios foi constante e por isso o primeiro remate só surgiu aos 25', por Pepe, com um cabeceamento perigoso a passar ligeiramente por cima da baliza de Subasic, na sequência de um livre de Raphael Guerreiro. A resposta croata chegou aos 30', com Perisic a ganhar espaço no flanco direito, a superar o lateral esquerdo português e a atirar às malhas laterais da baliza de Rui Patrício. E assim se resumiram os momentos em que o golo quase pairou em Lens. Muito pouco para um jogo dos oitavos de final do Campeonato da Europa e com um justificado nulo no intervalo.

Depois de ser a equipa sensação da fase de grupos, a Croácia demorou também a puxar dos galões e esperou pelo início do segundo tempo para o fazer. Com um arranque forte, a seleção de Ante Cacic começou a empurrar Portugal para a sua defesa e ameaçou a baliza de Rui Patrício por mais do que uma vez.

No entanto, Fernando Santos também compreendeu a agitação de que o jogo de Portugal precisava e foi lesto a lançar Renato Sanches para o lugar de André Gomes (50’). O médio de 18 anos teve um impacto quase imediato na equipa: se é certo que gera mais desequilíbrios na organização, foi também por ele que Portugal se projetou mais para o ataque e recuperou o equilíbrio. Aos 64’, Portugal reclamou grande penalidade por um contacto entre Nani e Strinic, mas o árbitro espanhol nada assinala, apesar dos protestos que surgem do banco de suplentes.

O jogo retomou então a sua toada mais calculista, com os dois treinadores a espreitarem logo no horizonte o prolongamento. Prova disso foi a primeira alteração croata surgir apenas aos 86 minutos, com Kalinic a substituir Mandzukic; curiosamente, o mesmo minuto em que Fernando Santos lançou Quaresma.

Estavam os dados lançados para um pequeno forcing final, mas tudo não passou de boas intenções. O jogo arrastou-se para o apito final de Carlos Vellasco Carballo e a decisão foi empurrada para o prolongamento.

Depois de 15 minutos iniciais irrelevantes, toda a emoção foi guardada para o fim. A Croácia ousou sonhar com o ataque e foi castigada pela 'matreirice' de Portugal, que até lançara Danilo para a reta final, na tentativa de segurar mais o jogo. A aposta acabou por resultar, porque a Seleção conteve as iniciativas croatas com maior ou menor sofrimento e depois porque encontrou a lucidez necessária no fim para chegar ao golo.

Com esta vitória por 1-0, Portugal soma o primeiro triunfo no Europeu e irá agora defrontar a Polónia nos quartos de final, em Marselha, no próximo dia 30. O sonho de Portugal continua vivo...

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.