Portugal e Croácia chegaram ao intervalo empatados a zero no estádio Bollaert-Delelis, em Lens, no jogo dos oitavos de final do Euro2016.

Numa partida decisiva para as aspirações das duas seleções na prova, o jogo tem sido marcado pelo taticismo e pela pouca vontade de arriscar das duas equipas. Com efeito, em 45 minutos de encontro já disputados apenas se contabiliza um lance de perigo para cada lado.

Para este duelo, Fernando Santos surpreendeu ao apresentar três estreias entre os titulares - Cédric, José Fonte e Adrien Silva -, recuperando ainda Raphael Guerreiro para o onze inicial. A aposta no trio do meio-campo que brilhou este ano no Sporting, com Adrien, João Mário e William Carvalho, parecia ser a resposta do selecionador para o poderoso e criativo meio-campo croata, comandado por Modric e Rakitic.

O arranque do jogo foi muito morno, sem velocidade e com escassa dinâmica entre os dois conjuntos. A incapacidade - ou a pouca vontade - de gerar desequilíbrios foi patente desde o primeiro minuto e até por isso o primeiro remate só surgiu aos 25', por Pepe, com um cabeceamento perigoso a passar ligeiramente por cima da baliza de Subasic, na sequência de um livre de Raphael Guerreiro.

A resposta croata chegou aos 30', com Perisic a ganhar espaço no flanco direito, a superar o lateral esquerdo português e a atirar às malhas laterais da baliza de Rui Patrício. E assim se resumiram os momentos em que o golo quase pairou em Lens. Muito pouco para um jogo dos oitavos de final do Campeonato da Europa.

Com 'cara de empate', este encontro precisa de ser 'agitado' na segunda parte para que se consiga encontrar o vencedor e consequente adversário da Polónia nos quartos de final do Euro2016.