O presidente de Cabo Verde mostrou-se hoje "satisfeito" pelo apuramento de Portugal para os quartos de final do Euro2016, destacando que a jogada do golo da equipa portuguesa frente à Croácia foi "construída" por dois futebolistas cabo-verdianos.

"Fiquei satisfeito por, no último jogo, ver a vitória de Portugal ter, em boa medida, sido construída por jogadores de origem cabo-verdiana - Nani e Renato Sanches", afirmou Jorge Carlos Fonseca à agência Lusa, no final de uma homenagem a António Ramalho Eanes, o primeiro presidente português eleito em democracia (27 de junho de 1976).

O governante referia-se ao lance da vitória sobre a Croácia, por 1-0, após prolongamento, no qual Renato Sanches conduziu a bola até área contrária e deixou para Nani, que fez o passe para o remate de Cristiano Ronaldo, ao qual o guarda-redes Subasic respondeu com uma defesa incompleta permitindo o golo de cabeça a Quaresma.

"Desejo sorte à seleção portuguesa e que esses jogadores luso-cabo-verdianos ou cabo-verdiano-portugueses possam ter boas oportunidades para mostrarem o génio futebolístico dos cabo-verdianos" no Campeonato Europeu de futebol, que decorre em França, referiu.

Jorge Carlos Fonseca, que termina em Lisboa uma digressão que o levou à República Checa, Itália e Holanda, disse ter visto apenas dois jogos da seleção portuguesa, na qual estão, destacou, três jogadores com ascendência cabo-verdiana - além de Nani e de Renato Sanches figura também Eliseu.

"Como presidente de Cabo Verde também fiquei satisfeito. Portugal é um país amigo (...) e temos pelo menos três jogadores de origem cabo-verdiana na seleção portuguesa", afirmou o chefe de Estado, lamentando que ainda não tenham todos jogado ao mesmo tempo.