A eliminação da Espanha às mãos da Itália coloca os bicampeões fora da corrida pelo título europeu e ‘fecha’ o primeiro grupo do Campeonato da Europa. O grupo D foi o primeiro grupo, e único até agora, a ver todas as suas equipas serem todas eliminadas.

A Espanha era a última representante do grupo depois de Portugal ter eliminado a Croácia, mas a equipa de Vicente Del Bosque perdeu por 2-0 frente à Itália e foi eliminada do Campeonato da Europa. Com efeito, Espanha e Croácia perderam nos oitavos de final enquanto que República Checa e Turquia não conseguiram passar da fase de grupos.

O Grupo de Portugal, juntamente com os Grupo E e C são os grupos que estão mais representados com duas seleções cada. Portugal e Islândia pelo grupos F enquanto que Alemanha e Polónia representam o Grupo C. Por fim, Bélgica e Itália são as ‘caras’ do Grupo E.

As equipas ‘sobreviventes’ dos grupos restantes são apenas duas. A anfitriã França como única representante do Grupo A e o País de Gales, última equipa britânica, pelo Grupo B.

Estes número vão continuar a diminuir até sobrarem apenas dois. Para já seguem-se os quartos de final onde Portugal enfrenta a Polónia em Marselha. A equipa portuguesa ainda procura a primeira vitória no tempo regulamentar.