A seleção portuguesa de futebol tem saldo positivo nos confrontos com a Polónia, mas regista apenas mais um triunfo, em vésperas do 11.º embate, a contar para os quartos de final do Euro2016, quinta-feira, em Marselha.

Em 10 confrontos (oito oficiais e dois particulares), Portugal venceu quatro, perdeu três e registou outros três empates, o último das quais em 2012, por altura do último duelo entre as duas equipas, um particular que terminou com um ‘nulo’, em Varsóvia.

Esse seria o segundo de dois amigáveis com o conjunto de Leste, tendo o primeiro ocorrido em 1981, com um triunfo da formação lusa por 2-0, no Estádio de Alvalade, com golos dos benfiquistas Nené e Shéu.

Já no que diz respeito aos oito embates ‘a sério', as duas seleções registam três triunfos cada, além de duas igualdades, sendo que a partida de quinta-feira será apenas a terceira numa grande competição internacional, depois dos duelos nos Campeonatos do Mundo de 1986 e 2002.

No Mundial de 1986, no México, a seleção portuguesa perdeu com a Polónia, por 1-0, no segundo encontro da fase de grupos, depois de ter batido a Inglaterra na ronda inaugural. Portugal acabaria por não passar à fase seguinte, ao somar novo desaire, frente a Marrocos.

Dezasseis anos depois, o conjunto das ‘quinas' reencontrou os polacos, no Mundial de 2002 e, depois de uma derrota a abrir a fase de grupos, com os Estados Unidos, ‘vingou-se' da Polónia, goleando por 4-0, com um ‘hat-trick' de Pauleta e um tento de Rui Costa. Apesar do triunfo, Portugal voltou a cair na fase de grupos.

As duas equipas ficaram igualmente inseridas no mesmo grupo de qualificação para o Campeonato do Mundo de 1978 e para os Europeus de 1984 e 2008.

Na caminhada para o Mundial de 1978, Portugal perdeu no antigo Estádio das Antas por 1-0, e registou um ‘nulo’ em Chorzow. A seleção portuguesa acabaria por não se qualificar para prova que iria decorrer na Argentina, ao contrário dos polacos, que venceram o Grupo 1 de apuramento, com mais dois pontos que os portugueses.

Contudo, na caminhada para o Europeu de 1984, os papéis inverteram-se e a seleção portuguesa apurou-se para a fase final, deixando pelo caminho a Polónia. No Grupo 2, o conjunto das ‘quinas' venceu por 2-1, no Estádio da Luz, com golos de Nené e Fernando Gomes, antes de vencer no reduto adversário, graças ao tento solitário de Carlos Manuel (1-0).

Mais recentemente, Portugal e Polónia disputaram o grupo A de apuramento para o Euro2008, tendo a seleção nacional perdido o primeiro jogo, por 2-1, em Chorzow, no qual Nuno Gomes anotou o único tento luso, aos 90 minutos.

No segundo jogo, em setembro de 2007, os comandados por Luiz Felipe Scolari voltaram a não levar a melhor sobre os polacos e empataram 2-2, no Estádio da Luz, com Maniche e Cristiano Ronaldo a apontarem os golos de Portugal.

O 11.º duelo entre as seleções de Portugal e Polónia está marcado para quinta-feira, a partir das 21:00 locais (20:00 em Lisboa), no Estádio Vélodrome, em Marselha.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.