O Estádio Velódrome é um dos mais icónicos recintos do futebol europeu e o grande orgulho da população de Marselha, cidade que na quinta-feira vai receber o Polónia-Portugal, dos quartos de final do Euro2016.

Com capacidade para 67.000 espetadores, o Vélodrome é o segundo maior estádio entre os 10 que estão a receber partidas da prova continental, sendo apenas superado pelo Stade de France, em Saint-Denis.

Situado na cidade mais antiga de França, foi inaugurado em 1937, sendo que, desde então, recebeu jogos dos Campeonatos do Mundo de 1938 e 1998, e dos Europeus de 1960 e 1984, além de inúmeros encontros europeus do emblema da cidade, o Olympique de Marselha.

Inicialmente, o Estádio Vélodrome possuía uma pista de ciclismo, como sugere o próprio nome, mas a mesma acabou por ser retirada na década de 80, com a chegada do controverso Bernárd Tapie à presidência do clube.

O Marselha é um dos clubes mais famosos de França, com um historial rico em troféus, no qual se destacam nove campeonatos (o último em 2009/10) e 10 Taças francesas, mas sobretudo a conquista da primeira edição da Liga dos Campeões, em 1993, numa final diante do AC Milan.

O Vélodrome foi anfitrião de várias equipas portuguesas, a última das quais em 2010, quando o Benfica se cruzou com o Marselha nos oitavos de final da Liga Europa e ‘carimbou' a passagem à fase seguinte, após vencer no reduto dos marselheses, por 2-1, graças a um tento ‘fora de horas' de Alan Kardec.

Marselha tem o maior porto comercial do país e, apesar de ter reputação de ser uma cidade perigosa, foi considerada o segundo melhor destino do planeta, de acordo com o jornal The New York Times, e a quinta cidade costeira mais bela do mundo, segundo a revista National Geographic.

O encontro entre Polónia e Portugal, marcado para quinta-feira, a partir das 21:00 locais (20:00 em Lisboa) será o quinto a ser disputado no Vélodrome, que irá ainda receber um dos jogos das meias-finais, a 07 de julho.

Até ao momento, o recinto marselhês foi palco de quatro partidas da fase de grupos do Euro2016: Inglaterra-Rússia (1-1), França-Albânia (2-0), Islândia-Hungria (1-1) e Ucrânia-Polónia (0-1).

Na memória fica, pelos piores motivos, o duelo entre ingleses e russos, realizado a 11 de junho e que ficou marcado por confrontos entre adeptos, antes e durante o encontro.