Fernando Santos não poupou elogios à Polónia na antevisão da partida desta quinta-feira, a contar para os quartos de final do Euro2016, no Stade Vélodrome, em Marselha.

"É verdade que defrontei a Polónia no jogo de abertura do Euro2012 e lembro-me bem. Dessa equipa restam quatro ou cinco jogadores muito influentes. Obviamente há um crescimento desta equipa. É uma equipa fortíssima. Esperamos um confronto entre duas grandes seleções, com um conjunto elevado de grandes jogadores. É um jogo sem favoritos e em que as equipas vão tentar tudo para seguir em frente", afirmou o selecionador nacional em conferência de imprensa.

Questionado se a Polónia se irá fechar ou se estará pronta para disputar o jogo com Portugal à semehança da Croácia, o técnico da equipa das quinas foi claro: "Será uma equipa mais como a Croácia. Não me parece que seja semelhante a qualquer das equipas da fase de grupos. É uma equipa que defende muito bem, que ataca rápido, muito forte na transição defesa-ataque. Depois há também a qualidade individual que pode fazer a diferença. Entramos em todos os jogos para ganhar e é o que vamos procurar fazer agora. Não há nenhum favorito para este jogo, mas acredito que vamos vencer".

Já sobre os recados do selecionador polaco, Adam Nawalka, para o árbitro marcar mais faltas sobre Robert Lewandowski, Fernando Santos dscartou quaisquer pressões sobre a arbitragem. "Não há como pressionar um árbitro deste gabarito e com esta experiência. Não tenho dúvidas nenhumas em relação à arbitragem", frisou.

Relativizando a preocupação com o estado do relvado do recinto de Marselha, o selecionador reconheceu também a existência de alguns casos clínicos na equipa - nomeadamente André Gomes e Raphael Guerreiro - que só serão esclarecidos em definitivo amanhã, até à hora do jogo. "Temos alguns casos clínicos. Como sempre temos feito vamos aguardar até ao dia do jogo, de manhã, para fazer esse levantamento. Não são casos clínicos muito gravosos. Amanhã de manhã o departamento clínico fará a avaliação", explicou.

Apesar de ainda não ter falado em conferências de imprensa, Cristiano Ronaldo continua a ser um tema constante nas antevisões dos jogos. Porém, Fernando Santos vincou a ideia de que todos convivem bem com essas atenções sobre o capitão de Portugal. "Ronaldo é o jogador que todos falam e por algum motivo... Por que é que se fala? Porque é um grande jogador. É perfeitamente normal que em cada seleção se fale mais deste ou daquele jogador. A minha equipa sabe conviver muito bem com isso e ele também sabe conviver perfeitamente com isso", concluiu.

O Portugal-Polónia dos quartos de final do Euro2016 está agendado para esta quinta-feira, às 21h00 (20h00 em Portugal continental), no Stade Vélodrome, em Marselha.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.