José Fonte é um dos jogadores que partilhou o balneário com Ronaldo com Cristiano Ronaldo nos iniciados do Sporting. O defesa central lembra-se de um jogador que queria ser melhor que os outros. E para isso, trabalha mais do que todos.

"Só me lembro dele a fazer elevações no chuveiro. Ele dizia a todos 'Faço mais elevações do que vocês no chuveiro depois do treino'. E fazia. Fazia mais do que qualquer um de nós. Isto mostra como ele é competitivo. Estava muito à frente de toda a gente", disse José Fonte, em entrevista ao jornal inglês ´Daily Telegraph`.

Fonte confessa-se fã de Messi mas sublinha que Ronaldo é um jogador diferente, pela forma como trabalha e como evolui a cada dia.

"Adoro Messi, mas o Ronaldo é o Ronaldo. Quando era mais novo, vi-o milhões de vezes no ginásio, depois dos treinos, já toda a gente tinha ido para casa, para ficar mais forte e mais rápido. Tem uma ética de trabalho e um desejo de ser o melhor que são incomparáveis", garante.

Depois dos escalões jovens do Sporting, José Fonte só viria a partilhar o balneário com Ronaldo na Seleção portuguesa. Mesmo passado tanto tempo, o defesa central lembra que Ronaldo continua humilde, amigo dos seus amigos, apesar de não ser fácil lidar com a sua fama que alcançou. Apesar de ter chegado ao topo do futebol mundial, não se esquece dos que mais necessitam. Sempre que é convidado e pode, Ronaldo ajuda em ações de caridade.

"Ele é um fenómeno mundial", reconhece. "Ele passou por vários níveis de fama. Os amigos que o conheciam antes sabem como é boa pessoa. Sabemos o que ele passou para chegar onde está agora e é fantástico ver como se saiu tão bem. Às vezes as pessoas pensam que é fabuloso ser o Cristiano. Claro que tem as suas vantagens, mas também há desvantagens. Ele lida com isso muito bem. É um privilégio partilhar o balneário com ele. Tem sido uma inspiração para mim", sintetizou José Fonte.