Ao superar os polacos por 5-3, depois de 1-1 nos 120 minutos, Portugal repetiu o que havia conseguido face à Inglaterra, também nos ‘quartos’, no Europeu de 2004 (6-5) e no Mundial de 2006 (3-1).

A única derrota lusa em desempates por penáltis aconteceu no anterior Europeu, face à Espanha, que venceu por 4-2, em encontro das meias-finais.

Em 2004, Ricardo decidiu, ao defender o 13.º pontapé da noite, parando sem luvas o remate de Darius Vassell, para, depois, concretizar ele próprio o 6-5.

Dois anos depois, o guarda-redes luso fez ainda melhor, ao parar três remates dos ingleses, um recorde em Mundiais, tendo pertencido a Cristiano Ronaldo a autoria do 3-1 final.

Há dois anos, no Euro2012, Portugal não teve a mesma sorte (2-4), face aos falhanços de João Moutinho e Bruno Alves, depois de, a abrir, Rui Patrício defender o remate de Xabi Alonso. Os espanhóis não falharam mais nenhum.

Desta vez, o guarda-redes do Sporting também só parou um, o de Jakub Blaszczykowski, mas foi suficiente, já que os cinco jogadores lusos chamados a marcar (Cristiano Ronaldo, Renato Sanches, João Moutinho, Nani e Ricardo Quaresma) não falharam.