Cristiano Ronaldo e Gareth Bale vão liderar as seleções de Portugal e País de Gales no embate das ‘meias' do Euro2016 de futebol, depois de uma época em que foram cruciais para o sucesso europeu do Real Madrid.

Os dois avançados, ‘figuras de proa' nos ‘merengues' e também nas respetivas seleções, têm embate marcado para quarta-feira, em Lyon, onde portugueses e galeses vão discutir o acesso à final do Campeonato da Europa, depois de percursos distintos na prova.

Se Ronaldo, de 31 anos, tem sido ‘vítima' da pouca acutilância ofensiva da seleção portuguesa, pela qual apontou apenas dois golos neste Europeu (ambos no empate 3-3 com a Hungria), Bale, de 26, leva três tentos e tem-se revelado um dos artífices da surpreendente caminhada do estreante País de Gales.

Contudo, no decorrer da última temporada, o ‘capitão' de Portugal voltou a sobressair relativamente aos restantes companheiros de equipa no Real Madrid (entre os quais Bale), desde logo naquilo que melhor sabe fazer: golos.

Em 36 jogos pelos madrilenos no campeonato espanhol, sempre como titular, Ronaldo somou 3.184 minutos, durante os quais logrou 35 golos - menos cinco que o ‘pichichi' Luis Suárez e mais nove que o argentino Lionel Messi - e 11 assistências.

Por seu lado, Gareth Bale, que foi fustigado pelas lesões na última época, acabou por participar em apenas 23 partidas do campeonato, totalizando praticamente metade dos minutos do português (1.739) e somando 19 golos e 10 assistências.

Apesar de não ter conquistado o título espanhol, o Real Madrid deve aos dois jogadores (e a Benzema) o sucesso que teve na Liga dos Campeões, com claro destaque para Ronaldo, que foi o ‘rei' dos marcadores da prova, com 16 golos (e quatro assistências) em 12 jogos.

Neste particular, Bale voltou a ‘perder' para Ronaldo, ao não apontar qualquer tento na principal competição europeia de clubes e somando duas assistências.

Contudo, o internacional galês revelou-se determinante na meia-final da prova, frente ao Manchester City, uma vez que foi na sequência de um remate seu que Fernando marcou na própria baliza e deu a vitória aos ‘merengues' no encontro da segunda ‘mão', por 1-0, colocando-os na final da prova, disputada em Milão.

De resto, nessa decisão, diante do Atlético de Madrid, Bale esteve bastante mais ativo que o internacional luso, mas nem um nem outro ‘faturaram' nos 120 minutos. No entanto, no desempate por grandes penalidades, ambos acabaram por concretizar os respetivos remates, ajudando o Real Madrid a sagrar-se campeão europeu pela 11.ª vez na história.

Por outro lado, Ronaldo e Bale vão defrontar-se pela sexta vez na carreira - a primeira a nível de seleções - sendo que o avançado português levou a melhor em todas elas, primeiro pelo Manchester United e, depois, pelo Real Madrid, numa altura em que o galês envergava a camisola do Tottenham, de onde viria a sair para os ‘merengues’, em 2013.

Na época 2008/09, a última ao serviço dos ‘red devils', o número ‘7' luso venceu uma partida da Taça de Inglaterra (2-1), a final da Taça da Liga, esta no desempate por grandes penalidades, após 0-0 no prolongamento, e ainda um jogo do campeonato (5-2), no qual apontou dois golos aos ‘spurs'.

Duas temporadas depois, já como jogador do Real Madrid, Cristiano Ronaldo voltou a superar Gareth Bale, nos dois jogos dos quartos de final da Liga dos Campeões. Na primeira mão, em Madrid, os ‘merengues' venceram por 4-0, com um tento do português, que voltaria a ‘faturar' em Londres (1-0).