Portugal e País de Gales defrontam-se quarta-feira pela primeira vez num encontro oficial, nas meias-finais do Euro2016 de futebol, sendo que a seleção portuguesa tem saldo positivo nos três confrontos de caráter particular realizados.

Os dois conjuntos, que vão discutir a passagem à final do Europeu em Lyon, apenas se defrontaram em três ‘amigáveis', que terminaram com duas vitórias para a equipa das ‘quinas' e uma para os britânicos.

O último embate ocorreu em 2000, num encontro inserido na preparação portuguesa para o Campeonato da Europa desse ano, que foi organizado por Bélgica e Holanda.

A 10 dias da estreia no Euro2000, frente à Inglaterra, a formação então comandada por Humberto Coelho recebeu os galeses, orientados pelo jogador e treinador Mark Hughes, no Estádio Municipal de Chaves, vencendo por 3-0, com tentos de Luís Figo (21 minutos), Sá Pinto (44) e Capucho (66).

Já o primeiro triunfo de Portugal remonta a 1949, no Estádio Nacional, no Jamor. A seleção nacional bateu o País de Gales pela margem mínima (3-2), depois de ter estado por duas vezes em desvantagem.

Patalino (39 minutos) e José Mota (65) anularam os golos de Trevor Ford (11 e 40), antes de Manuel Vasques (79) operar a reviravolta no marcador e confirmar a vitória do conjunto luso.

Pelo meio destes dois triunfos portugueses, separados por mais de meio século, disputou-se outro encontro particular, em maio de 1951, o qual pendeu para o País de Gales.

Em Cardiff, a equipa comandada por João Tavares da Silva foi derrotada por 2-1, com Mal Griffiths e Trevor Ford a apontarem os tentos galeses, e Henrique Ben David a fazer o golo solitário de Portugal.

A seleção portuguesa assegurou na quinta-feira a presença na meias-finais do Europeu, ao vencer a Polónia no desempate por grandes penalidades (5-3), depois do empate 1-1 registado no tempo regulamentar e no prolongamento.

Já o País de Gales voltou a surpreender e, no dia seguinte, bateu a Bélgica, por claros 3-1, depois de ter estado em desvantagem na partida.