O secretário de Estado da Juventude e Desporto João Paulo Rebelo enalteceu hoje a passagem de Portugal à final do campeonato da Europa de futebol, elogiando os jogadores "que estão a levar bem alto o nome de Portugal".

"A minha reação é obviamente de grande felicidade, é o reconhecimento que o governo tem de fazer ao talento, mas sobretudo ao trabalho. Parabéns a toda seleção, ao selecionador, à Federação Portuguesa de Futebol e aos magníficos jogadores que estão a levar bem alto o nome de Portugal. Como dizia o nosso selecionador o regresso é a 11 de julho", afirmou.

Falando à margem da apresentação da missão portuguesa que vai participar nos X Jogos desportivos da CPLP, o governante disse que o facto de Portugal ter alcançado a passagem às meias-finais já é motivo de orgulho.

"Assisti ao jogo na companhia do Presidente da República e falávamos antes do jogo com País de Gales sobre a importância de valorizar já estarmos nas meias-finais (...). A passagem à final deu-nos uma alegria gigante e ao selecionador deve ter sabido particularmente bem. O sucesso pessoal do nosso selecionador é um enormíssimo sucesso para o país", destacou.

Quanto a preferência no adversário a defrontar, João Paulo Rebelo foi claro: "A final será sempre um jogo em que não há favoritos, existem vantagens e desvantagens em jogador com qualquer uma das seleções. Jogar com a França é interessante porque são anfitriões. Com a Alemanha teríamos mais adeptos do nosso lado, mas seria também um grande desafio", concluiu.