O selecionador português de futebol, Fernando Santos, chega à final do Euro2016, domingo, frente à França, com um registo imaculado nos jogos oficiais, ao totalizar nove vitórias e quatro empates, nos 13 realizados.

Depois de uma qualificação em que venceu os sete encontros, depois de suceder a Paulo Bento, que perdera o primeiro (0-1 com a Albânia, em Aveiro), o técnico luso soma dois triunfos e quatro empates em solo gaulês.

No total dos 25 jogos, as derrotas ascendem a seis e duas delas aconteceram face aos gauleses, que venceram Portugal por 2-1 em Saint-Denis, a 11 de outubro de 2014, precisamente na estreia de Fernando Santos, e voltaram a vencer em Alvalade, a 04 de setembro de 2015, por 1-0.

Os outros desaires de Fernando Santos aconteceram perante Cabo Verde, com uma equipa de reservas, e Bulgária, em casa, e frente a Rússia e Inglaterra, em reduto alheio.

Em particulares, o selecionador luso não tem, ainda assim, um registo negativo, pois soma as mesmas seis vitórias e tem um saldo de golos claramente favorável (17-9), depois de se despedir de Lisboa, rumo a França, com um 7-0 à Estónia.

No que respeita aos jogos oficias, o atual selecionador luso venceu todos por um golo de diferença na fase de qualificação: duas vezes 1-0 à Dinamarca e duas vezes 2-1 à Sérvia, 1-0 em casa e 3-2 fora com a Arménia e 1-0 na Albânia.

Em França, Portugal empatou os três encontros da fase de grupos, perante Islândia (1-1), Áustria (0-0) e Hungria (3-3), mas logrou seguir em frente como um dos quatro melhores terceiros.

Depois, o conjunto de Fernando Santos bateu ‘in-extremis’ a Croácia (1-0), graças a um tento de Ricardo Quaresma aos 117 minutos, superou a Polónia nos penáltis (5-3, após 1-1 nos 120 minutos) e, finalmente nos 90 minutos, o País de Gales (2-0).