Cristiano Ronaldo, o ‘capitão’ e grande ‘estrela’ da seleção portuguesa, soma 11 triunfos nas 16 finais, a uma mão, disputadas desde que se tornou profissional de futebol.

Em vésperas da sua 17.ª final, a do Euro2016, marcada para domingo no Stade de France, em Saint-Denis, Ronaldo apresenta um balanço muito positivo, sendo que ostenta a média de um golo em cada dois jogos decisivos que disputa.

Face à anfitriã França, o ‘7’ luso tem também a ocasião de equilibrar o seu registo na seleção ‘AA’, uma dúzia de anos depois da ‘amarga’ derrota perante a Grécia (0-1), na final do Euro2004, disputada em pleno Estádio da Luz, em Lisboa.

Pelo Manchester United, que representou entre 2003/2004 e 2008/2009, ganhou seis de nove finais e, no Real Madrid, no qual alinha desde 2009/2010, os seus números são ainda mais positivos, com cinco triunfos em seis finais.

No que respeita às principais competições, o futebolista com mais jogos (132) e golos (61) pela seleção portuguesa venceu três de quatro finais da ‘Champions’ e tem o pleno no Mundial de Clubes (duas) e na Supertaça Europeia (uma).

Em termos de provas internas, ganhou uma de três finais da Taça de Inglaterra e um de duas da Taça do Rei de Espanha, somando ainda dois triunfos na Taça da Liga inglesa, em duas finais, e um na Supertaça inglesa, na única disputada.

Das 16 finais em que participou, apenas sete ficaram resolvidas nos 90 minutos regulamentares, com quatro a serem definidas após prolongamento e cinco nos penáltis.

Em relação à ‘Champions’, a principal prova europeia para clubes, Cristiano Ronaldo venceu duas nos penáltis e uma no prolongamento e perder uma nos 90 minutos, face ao FC Barcelona (0-2), na sua despedida do Manchester United.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.