Cristiano Ronaldo pode isolar-se domingo na liderança dos marcadores da história dos Europeus de futebol, o que acontecerá se marcar pelo menos um golo na final do Euro2016 e ‘arredondar’ a sua contabilidade para 10.

Depois do tento que lançou Portugal para o triunfo sobre o País de Gales (2-0), nas meias-finais, Ronaldo está no primeiro posto do campeonato da Europa, mas ainda em igualdade com o francês Michel Platini, que pode ultrapassar precisamente com um tento aos gauleses.

Autor de nove golos na edição de 1984, naquela que foi a melhor prestação individual de um jogar numa fase final de um Europeu, o gaulês, já ex-presidente da UEFA, pode perder uma liderança que ostenta há mais de três décadas.

No que será o seu 21.º jogo em fases finais do Europeu, um outro recorde da história da competição, o ‘capitão’ da seleção lusa disputará a sua segunda final, depois de ter perdido a de 2004 (0-1 com a Grécia, em plena Luz).

Em França, e além do tento ao País de Gales, com um cabeceamento no ‘terceiro anel’, depois de um cruzamento de Raphael Guerreiro, Ronaldo ‘bisou’ face à Hungria (3-3), no encontro que selou o apuramento luso para os ‘oitavos’.

Nas anteriores fases finais, o atual jogador do Real Madrid nunca ficou em ‘branco’, conseguindo dois golos no Euro2004, um no Euro2008 e três no Euro2012, sendo, então, um dos melhores marcadores da anterior edição.

Em solo gaulês, onde se tornou o primeiro jogador a marcar em quatro edições distintas, o ‘7’ luso também reforçou o estatuto de melhor marcador do Europeu, juntando qualificação e fase final, ao passar a totalizar 29 golos.

Na história dos Europeus, estreou-se a marcar no primeiro jogo do Euro2004, quando fez o tento de honra da seleção portuguesa frente à Grécia (2-1), no Estádio do Dragão.

O então jogador do Manchester United entrou em campo no início da segunda parte e faturou nos descontos.

Na altura, e com apenas 19 anos, o avançado luso voltou a inscrever o seu nome na lista dos marcadores, desta vez nas meias-finais com a Holanda (2-1), tendo inaugurado o marcador, aos 26 minutos, com um cabeceamento certeiro.

No Euro2008, na Áustria e Suíça, numa prova em que Portugal foi eliminado nos ‘quartos’, pela Alemanha, Ronaldo marcou um golo, no 3-1 sobre a República Checa, aos 63 minutos, na segunda jornada da fase de grupos.

Na Polónia e Ucrânia, em 2012, o ‘capitão’ da formação das ‘quinas' fez bem melhor: ‘bisou’ perante a Holanda (2-1), no último duelo do Grupo B, num encontro em que Portugal chegou a estar a perder.

Quatro dias depois, Ronaldo apontou, aos 79 minutos, o golo que colocou Portugal nas meias-finais, na vitória por 1-0 sobre a República Checa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.