Fernando Santos reiterou este sábado a ambição de conquistar o Euro2016 na antevisão da final de domingo, frente à anfitriã França. Na conferência de imprensa realizada esta tarde no Stade de France, em Saint-Denis, o selecionador nacional até brincou com as críticas feitas à seleção durante o torneio.

"Eu quero é que continuem a dizer sempre a mesma coisa. E que Portugal ganhou sem merecer e vou todo contente para casa. Todo contente", disse, sem deixar de sorrir, o técnico da equipa das quinas, relativizando também o histórico negativo de Portugal com os gauleses: "Nunca houve uma final Portugal-França. Foram sempre meias-finais. Acredito que Portugal vai marcar a história nesta final".

Aliás, Fernando Santos não se alongou em discussões sobre favoritismos, embora tenha dito no passado que a França era uma das óbvias candidatas ao título. "Disse antes do Europeu, quando foi o sorteio e perguntaram-me os favoritos, que havia três: os campeões da Europa, Espanha, os campeões do Mundo, Alemanha, e a anfitriã França, que tem uma enorme equipa. Não me parece estranho. De ser favorita a ter que ganhar é outra história. Eu acredito que Portugal vai ganhar", frisou.

Paralelamente, o selecionador nacional realçou a importância da crença do grupo em poder estar presente no jogo deste domingo que pode dar um título inédito ao futebol português. "Portugal vai defrontar a França, não joga contra ninguém nem joga contra a tradição. E as finais não se jogam, ganham-se.

Por fim, numa análise mais detalhada dos gauleses, o técnico português de 61 anos manifestou a sua expectativa de uma França com vontade de assumir o jogo desde o início. "A França tem vindo num processo com transformações, mudou a forma de estar em campo durante a prova. Não vai jogar da mesma forma como fez com a Alemanha, vai tentar entrar forte no jogo e pressionar Portugal. E nós vamos tentar responder bem", rematou.

A final do Euro2016 entre Portugal e França joga-se este domingo, no Stade de France, às 21h00 (20h00 em Portugal continental).