Entusiasmo e confiança na vitória da seleção portuguesa na final de hoje do Euro2016 frente à França eram os sentimentos dominantes entre os adeptos portugueses que vão ver o jogo e embarcaram esta manhã para Paris.

À chegada ao aeroporto de Lisboa, junto à porta das partidas, Luís Correia vendia cachecóis alusivos à final do Euro2016 e garantiu que o negócio estava a “correr muito bem”.

“Temos de aproveitar a época festiva do futebol”, disse o vendedor para justificar a opção de estar naquele local desde as 06:00.

Lá dentro, Carlos Mota fazia o ‘check-in’ enquanto dizia à Lusa estar “com muita vontade de dar cabo deles [franceses]”.

“Vamos ganhar por 2-1, golos de Ronaldo, para ultrapassar o Platini, e de Quaresma”, afiançou.

A acompanhá-lo, José Santos não escondia a alegria enquanto confessava que “nunca pensou ir ver Portugal à final”, porque mora em Moçambique.

"Mas coincidiu vir de férias a Portugal e decidi acompanhar o meu amigo", afirmou.

A envergar um cachecol da seleção nacional, o comandante Pedro Motta, que levou hoje dos dois aviões da TAP com destino a Paris que saíram às 09:55 de Lisboa, disse ter visto os “jogos quase todos” nos estádios e acredita que Portugal vai ganhar por 2-1, com golos de Ronaldo e Renato Sanches.

Afirmando que os voos com adeptos portugueses têm sido “de muita euforia e de muito entusiasmo”, o comandante acrescentou que “era bom” que Portugal ganhasse “para a festa ser maior do que já tem sido” a bordo do avião.

A correr para fazer o embarque, Miguel Pires e o filho de 11 anos só tiveram tempo de dizer que já foram ver cinco jogos deste Euro e que Portugal vai ganhar logo à noite, “claro”.

Para o pai, o jogo vai ser ganho no prolongamento, já o filho acha que a vitória será por 2-1 nos 90 minutos e com dois golos do Cristiano Ronaldo.

Acompanhado por três amigos, Paulo Pereira contou à Lusa que a decisão de irem ver o jogo “foi tomada mesmo à maluca”.

“Comprámos os bilhetes na sexta-feira, vamos hoje e não sabemos quando regressamos. Mas vamos com muita esperança de trazer o caneco”, frisou.

Para estes amigos, o resultado final vai ser 1-0 para Portugal, com um golo de Cristiano Ronaldo, de livre.

Portugal e França disputam a final do Euro2016 a partir das 21:00 locais (20:00 em Lisboa), no Stade de France, em Saint-Denis, arredores de Paris.