A seleção portuguesa de futebol vai disputar o seu terceiro prolongamento no Euro2016, na final com a França, já que o encontro está empatado a zero, após 90 minutos, em Saint-Denis.

Nos oitavos de final, Portugal superou a Croácia no tempo extra, graças a um golo de Ricardo Quaresma, aos 117 minutos, e disputou também 30 minutos suplementares face à Polónia, após 1-1 no tempo regulamentar, num jogo dos ‘quartos’ que apenas foi decidido no desempate por penáltis (5-3).

Face aos croatas, a formação das ‘quinas’ conseguiu, pela primeira vez, em seis, qualificar-se no prolongamento, após as quedas face à França nas meias-finais do Europeus de 1984 (2-3, depois de estar a vencer por 2-1) e 2000 (1-2).

Nos penáltis, e além do triunfo sobre a Polónia, a seleção lusa superou duas vezes a Inglaterra, nos quartos de final do Europeu de 2004 (6-5) e do Mundial de 2006 (3-1), sempre com o guarda-redes Ricardo em evidência.

A única vez que foi eliminado nos penáltis aconteceu no Europeu de 2012, nas meias-finais, face à Espanha (2-4), após 120 minutos sem golos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.