Adeptos de Portugal e França colocaram rivalidades antigas para trás das ‘costas’ e têm demonstrado um salutar espírito de ‘fair-play’ nas festividades que antecedem a final do Euro2016 de futebol, junto ao Stade de France, em Saint-Denis.

A poucas horas do embate final do Europeu, as imediações do recinto que vai acolher o jogo, nos arredores de Paris, estavam bem compostas de fãs, sobretudo a avenida Jules Rimet, onde se encontram vários restaurantes e bares.

Ali, portugueses e gauleses entoaram cânticos de apoio aos respetivos países, sendo que os lusos levaram ligeira vantagem no nível dos decibéis e revelaram-se mais expansivos do que os adversários.

Enquanto as portas do Stade de France não abriam, algumas pessoas, a maioria franceses, aproveitavam para ‘deitar o olho’ às televisões que tinham à disposição, de forma acompanharem as incidências de outro evento de grande magnitude: a Volta a França em bicicleta.

Contudo, esta final não é só colorida com as cores de Portugal e França, já que também se puderam ver alguns adeptos da Alemanha e do País de Gales, que certamente não quiseram desperdiçar os bilhetes que tinham comprado, depois de verem as suas seleções ‘caírem’ nas meias-finais.

Por outro lado, o acesso ao maior estádio de França – com capacidade para 80.000 pessoas - tem sido controlado ao limite, com uma grande presença das autoridades policiais junto ao palco da decisão do Euro2016, o que origina alguns ‘engarrafamentos’ nas estradas, mas também na entrada para o estádio.

Portugal e França disputam a final do Campeonato Europeu a partir das 21:00 locais (20:00 em Lisboa), no Stade de France, em Saint-Denis, num encontro que será dirigido pelo inglês Mark Clattenburg.