Os números são da GfK que indica que a final do campeonato europeu de futebol 2016, disputada entre Portugal e França, foi o jogo da seleção portuguesa na RTP1 com maior 'share' (78,1%), contando com mais de 3,7 milhões de espectadores.

A Seleção Nacional de Futebol sagrou-se no domingo campeã da Europa de futebol, pela primeira vez na sua história, batendo na final a a anfitriã França por 1-0, após prolongamento, em encontro disputado no Stade de France, em Saint-Denis.

O jogo de domingo foi visto por mais de 3,7 milhões de pessoas, com uma audiência média de 38,2%.

O primeiro jogo da seleção portuguesa de futebol, na fase de grupos, a 14 de junho, no qual defrontou a Islândia, teve um 'share' de 65,9% na RTP1 e foi visto por mais de 3,4 milhões de pessoas.

Já o segundo jogo, entre Portugal e a Áustria (18 junho), teve um 'share' de 65,2% e foi visionado por mais de 2,7 milhões de telespetadores.

Ainda na fase de grupos, o jogo disputado entre Portugal e Hungria obteve um ‘share’ de 71,3%, com uma audiência média de 23%, tendo sido visto por pouco mais de 2,2 milhões de pessoas.

Desde que Portugal venceu a Croácia, as audiências aumentaram progressivamente até ao dia da final, disputada no domingo, 10 de Julho.

Um golo de Éder, aos 109 minutos, selou o triunfo da formação das ‘quinas’, num jogo que não foi fácil, sobretudo depois da equipa perder, por lesão, o 'capitão' Cristiano Ronaldo logo aos 25 minutos, depois de uma falta dura de Dimitri Payet.

A seleção portuguesa tornou-se a segunda na história da competição a vencer a equipa da casa numa final, 12 anos depois de ter perdido por 1-0 com a Grécia a do Euro2004, em pleno Estádio da Luz, em Lisboa.