O dia 11 de julho foi longo para a seleção portuguesa. Depois de terem chegado a Lisboa, passaram pelo Palácio de Belém, pela Alameda D. Afonso Henriques, tendo terminado na Cidade do Futebol. Depois, os jogadores foram saindo um a um com as famílias para dar início às merecidas férias.

Os campeões da Europa terão pouco tempo para descansar, uma vez que os clubes que representam já estão de regresso ao trabalho.

Depois de ter sido recebida em euforia por milhares de pessoas à chegada ao aeroporto Humberto Delgado, onde o avião ‘Eusébio’, proveniente de França, aterrou às 12:40, e no Palácio de Belém, o terceiro capítulo da festa dos novos campeões europeus faz-se no Futebol Park, na Alameda.

O local não poderia ser mais indicado: foi na Alameda que esteve instalado um ecrã gigante durante o Euro2016, que transmitiu todos os jogos de Portugal na fase final, entre os quais a final de domingo, na qual a seleção nacional venceu a França por 1-0, após prolongamento.

A comitiva deixou às 15:10 o Palácio de Belém, onde os seus elementos foram recebidos pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tendo sido vitoriada durante todo o percurso até à Alameda.

A passagem pela Praça do Marquês de Pombal, palco privilegiado da festa de domingo, foi um dos pontos altos do trajeto, quase sempre com o foco colocado no avançado Cristiano Ronaldo, capitão e figura maior da seleção, mesmo tendo sido substituído aos 25 minutos no jogo da final, devido a lesão.

Portugal sagrou-se no domingo campeão da Europa de futebol pela primeira vez na história, ao bater na final a anfitriã França por 1-0, após prolongamento, em encontro disputado no Stade de France, em Paris, com um golo do suplente Éder, aos 109 minutos.