A rotunda do Marquês de Pombal, em Lisboa, começou às 13:00 a encher-se de pessoas que aguardam a chegada da seleção nacional e prometem seguir o autocarro com os jogadores até à Alameda.

O relvado que contorna a rotunda do Marquês de Pombal começa a não ter espaço para se sentarem as pessoas que procuram o melhor lugar para ver passar o autocarro da seleção.

Suelen é brasileira, mas vibra mais com Portugal do que com a seleção do seu país.

“Tenho mais alegrias com Portugal do que com o Brasil. Estou muito feliz”, disse à agência Lusa.

A brasileira trouxe os dois filhos e os amigos e, todos vestidos com a camisola da seleção portuguesa, prometem seguir o autocarro e ficar até ao fim da festa.

“Chegámos às 11:00 e vamos até a Alameda. Hoje é feriado. É festa o dia todo”, disse a amiga Vanessa, que encerrou o seu estabelecimento comercial.

Um grupo de jovens aguarda também ansiosamente a chegada da seleção.

“Quero muito ver o Rui Patrício e o Cristiano Ronaldo”, disse Milene Ferreira, de 17 anos.

Bandeiras às costas, cachecóis ao pescoço e máquinas fotográficas a postos, os adeptos vão fazendo a festa com os carros que passam e buzinam.

Carlos Gomes veio antes de bicicleta.

“Foi uma promessa que eu fiz, se Portugal ganhasse seguia o autocarro de bicicleta por Lisboa”, contou.

A seleção portuguesa de futebol, que se sagrou no domingo pela primeira vez campeã europeia, ao vencer por 1-0 a França na final, foi hoje recebida em euforia por milhares de pessoas no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

O avião Eusébio, que foi escoltado por dois aviões da Força Aérea Portuguesa desde a entrada em território português, aterrou em Lisboa às 12:40, tendo passado por um improvisado ‘arco do triunfo’, formado por dois jatos de água com as duas cores principais da bandeira nacional.

Cristiano Ronaldo, ‘capitão’ e figura maior da seleção (mesmo tendo sido substituído aos 25 minutos no jogo da final, devido a lesão), foi o primeiro a sair, seguido do selecionador Fernando Santos, segurando ambos a taça de campeão da Europa conquistada em França.

O troféu foi depois entregue a Nani, passando de mão em mão pelos restantes jogadores, à medida que saíam do avião e entravam nos autocarros panorâmicos que vão levar a comitiva até ao Palácio de Belém, onde os seus elementos serão recebidos pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A equipa campeã europeia será condecorada com o grau de comendador da Ordem do Mérito, mas a cerimónia só acontecerá dentro de dias, depois dos procedimentos para a sua atribuição, em data ainda a anunciar pela Presidência da República.

Ao som da música ‘We Are The Champions’, dos Queen, os dois autocarros saíram em ritmo lento do aeroporto lisboeta, saudados por milhares de adeptos da equipa nacional, em direção a Belém, onde os esperam mais algumas centenas de pessoas, bem como ao longo de todo o percurso.

Portugal sagrou-se no domingo campeão da Europa de futebol pela primeira vez na história, ao bater na final a anfitriã França por 1-0, após prolongamento, em encontro disputado no Stade de France, em Saint-Denis, com um golo do suplente Éder, aos 109 minutos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.