Cristiano Ronaldo, Éder e Quaresma foram os nomes mais aclamados pelas largas centenas de pessoas que hoje esperaram pela seleção nacional de futebol junto ao Palácio de Belém, em Lisboa.

A equipa chegou às 14:18, com cerca de uma hora de atraso, num autocarro panorâmico, acenado aos populares, que gritavam “Campeões”.

Cristiano Ronaldo trazia um cachecol da seleção nacional ao pescoço e uma grande bandeira da Região Autónoma da Madeira, que lhe cobria as costas.

Depois de ter sido homenageada pelo Presidente da República, a equipa foi à varanda do Palácio de Belém mostrar a taça de campeã europeia e a banda filarmónica da GNR tocou o hino nacional, que foi entoado pelos presentes.

Portugal sagrou-se, no domingo, campeão da Europa de futebol pela primeira vez na história, ao bater, na final, a anfitriã França por 1-0, após prolongamento, num encontro disputado no Stade de France, em Saint-Denis, França.

A seleção portuguesa foi hoje recebida em euforia por milhares de pessoas no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, onde chegou às 12:40.

O ‘capitão’ Cristiano Ronaldo foi o primeiro a sair, seguido do selecionador Fernando Santos, segurando ambos a taça de campeão da Europa conquistada em França.

O troféu foi depois entregue a Nani, passando de mão em mão pelos restantes jogadores, à medida que saíam do avião e entravam nos autocarros panorâmicos, após o que seguiram por diversas artérias da cidade, até ao Palácio de Belém.