Pepe ainda está a viver a euforia de ter sido campeão europeu por Portugal. O defesa central de 33 anos viu a forma como os portugueses vibraram com o título inédito, o primeiro no futebol sénior do país.

No meio da euforia, houve quem pedisse já um título mundial mas Pepe coloca um pouco de ´água na fervura´, ao defender que é cedo para pedir uma conquista desta magnitude.

"É preciso cair na realidade: sonhar é bom, mas não nos podem pedir já um Mundial. Somos poucos, 11 milhões, e a base de recrutamento é menor do que em Espanha, por exemplo", disse o defesa central, em entrevista ao jornal ´Expresso`.

A seleção portuguesa que venceu o Euro2016 era formada por jogadores de várias origens. João Mário e William Carvalho são filhos de angolanos, Nani, Eliseu e Renato Sanches tem raízes cabo-verdianas, Éder, o herói da final, nasceu na Guiné-Bissau. Já Pepe nasceu no Brasil mas veio para Portugal com 17 anos. O defesa central falou do orgulho em ser português e como vibrou com as recentes conquistas de Portugal, no atletismo e hóquei em patins, por exemplo.

"Nunca me arrependi de ser português. Fui sempre acarinhado, bem recebido. Vim para um país que não conhecia com 17, 18 anos, e sempre tive alguém que me ajudasse. Gosto de ser português, porque ser português é ser humilde e ter capacidade de sacrifício e de lutar. Sou português há quase tanto tempo como fui brasileiro e ser português é uma coisa linda. Vibro com as nossas conquistas, com as medalhas da Sara Moreira, da Jéssica Augusto e da Patrícia Mamona, com a seleção de hóquei em patins que ganhou à Espanha", comentou, na entrevista que saiu na edição deste sábado do semanário ´Expresso`.