A seleção feminina de futebol sub-19 garantiu hoje presença na segunda fase de qualificação do Europeu de 2013, ao vencer por 1-0, a Bósnia Herzegovina, em jogo disputado no estádio Asim Ferhatovic, em Sarajevo.

As jogadoras orientadas por José Paisana somaram a segunda vitória na segunda jornada do grupo 8 do primeiro torneio de apuramento para o Europeu de 2013, depois de vencerem sábado a Macedónia (2-1).

O golo da vitória da seleção das quinas surgiu só na segunda parte, aos 48 minutos, por intermédio de Melissa Gomes, mas foi suficiente para as jogadoras lusas passarem à fase seguinte, que vai ser disputada no início do próximo ano.

Apesar do domínio de jogo frente às adversárias, que não se refletiu no marcador, a equipa de José Paisana foi pressionando a barreira defensiva bósnia, mas acabou por não conseguir mais do que a vantagem mínima.

No outro jogo do grupo, a República Checa voltou a golear, desta vez a Macedónia (9-0), garantindo, igualmente, presença na segunda fase de qualificação. A equipa checa venceu na jornada inaugural a Bósnia Herzegovina, por 6-1.

Portugal encerra a participação na primeira fase do torneio quinta-feira, em jogo com a República Checa.
Jogo no estádio Assim Ferhatoviae, em Sarajevo.

Bósnia Herzegovina – Portugal, 0-1.
Ao intervalo: 0-0

Marcadores:
0-1, Melissa Gomes, 48.

Equipas:

- Bósnia Herzegovina: Lejla Lunja, Belma Orhan, Vukica Micanovia, Melisa Hasanbegovic, Vanja Duronjic, Arijana Tomic (Jovana Petrièevic, 77), Monika Kulis, Maksida Islamovic (Alma Jasarevic, 86), Amina Mujanovic, Nejra Sabic (Andjela Seslija, 55) e Iris Kadric.
(Suplentes: Mirjana Markovic, Merima Semic, Bojana Trbulin e Albina Sinani).
Treinador: Momèilo Stanic.

- Portugal: Bárbara Santos, Matilde Fidalgo, Catarina Lopes, Naná, Joana Marchão, Tatiana Pinto, Fátima Pinto, Jéssica Silva (Flávia Santos, 85), Vanessa Malho, Micas (Andreia Norton, 60) e Mélissa Gomes (Diana Silva, 75).
(Suplentes: Daniela Pereira, Catarina Realista, Filipinha e Mariana Coelho).
Treinador: José Paisana.

Árbitra: Monika Mularczyk (Polónia).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Vukica Micanovic (83).