O selecionador de futebol feminino, António Violante, reiterou esta terça-feira que o principal objetivo de Portugal na Algarve Cup é «fazer crescer as jogadoras» defrontando «bons adversários» e tentar ganhar o grupo.

«Este é um torneio importante, temos bons adversários e para isso vamos tentar fazer crescer a equipa», disse António Violante durante a conferência de imprensa dos 12 treinadores que vão participar na Algarve Cup, que decorre entre quarta-feira e 13 de março.

António Violante sabe que Portugal não pode, para já, ganhar o Mundialito, uma vez que joga num grupo com as equipas menos cotadas do “ranking” mundial, mas adianta que num «futuro próximo» quem sabe se tal não acontecerá.

«Não queremos dar passos maiores que as pernas. Há que crescer com sustentabilidade para chegar lá num período próximo. Ainda estamos longe de podermos ganhar este torneio, até lá há que continuar a trabalhar», sublinhou.

Portugal faz a sua estreia quarta-feira com o País de Gales, equipa que na edição passada venceu Portugal por 1-0, e este ano António Violante adianta que um dos objetivos será «ganhar à equipa» galesa.

«No ano passado perdemos, vamos procurar fazer melhor. Esperamos que a nossa equipa esteja melhor para conseguirmos a primeira vitória no torneio», frisou o técnico nacional.

Portugal participa no torneio algarvio no grupo C, juntamente com o País de Gales, Hungria e México, as equipas menos cotadas do “ranking”, enquanto o grupo A é composto pela Alemanha, Japão e Noruega, e no B estão agrupadas as seleções de Estados Unidos, Suécia, China e Islândia.

A seleção feminina realizou hoje de manhã, em Moncarapacho, Olhão, um treino antes do jogo de quarta-feira frente ao País de Gales, na XX edição do Mundialito fe futebol feminino, que será disputado no Estádio Municipal de Vila Real de Santo António, pelas 15h30.

O treinador das guarda-redes da equipa do País de Gales, Steve Owen, que substituiu o selecionador nacional na conferencia de imprensa, adiantou que o torneio serve para «adquirir experiência», e espera quarta-feira ganhar ao adversário português.

Quanto à selecionadora alemã, Silvia Neid, cuja equipa é a detentora do troféu, sublinhou a importância do torneio na preparação da sua equipa para o Europeu que se disputa em junho, na Suécia, garantindo que a formação irá jogar «ao mais alto nível», apesar da equipa ter muitas jogadoras novas.

Neid acrescentou que o objetivo da equipa «não é ganhar o torneio», mas que quando a competição começa o importante «é chegar o mais longe possível».