O Clube Albergaria ascendeu hoje à liderança do campeonato nacional feminino de futebol da primeira divisão, ao vencer no reduto do Vilaverdense por 2-1, em encontro da primeira jornada da segunda fase.

A equipa de Albergaria-a-Velha passou a somar 23 pontos, contra 22 do Ouriense e 21 do 1.º de Dezembro, que se “empataram” em Ourém (1-1), sendo que a equipa de Vila Verde ficou, praticamente fora da corrida, com 16 pontos, no quarto posto.

Num jogo equilibrado, o Clube Albergaria foi mais forte e fez valer a maior valia técnica e experiência das suas jogadoras.

Ainda não estava cumprido o primeiro minuto de jogo quando a equipa visitante se adiantou no marcador: Jéssica Silva aproveitou um deslize da defesa contrária, entrou pela área e rematou rasteiro para o fundo das redes.

Aos 19 minutos, o Albergaria podia ter dilatado a vantagem, em lance muito semelhante ao que deu origem ao primeiro golo, mas desta vez o remate de Jéssica Silva, a melhor jogadora em campo, saiu à figura de Jacinta.

O Vilaverdense mostrou muito nervosismo nos minutos iniciais da partida e raramente conseguiu libertar-se da pressão da equipa visitante.

A primeira real situação de perigo criada pela equipa da casa surgiu apenas aos 31 minutos, com um remate de fora da área de Xaninha, que saiu perto do poste esquerdo.

Após o intervalo, as minhotas entraram com vontade de dar a volta ao jogo e os primeiros 20 minutos pertenceram-lhes, ainda que sem criarem claras situações para marcar.

O Albergaria foi equilibrando a contenda, mas seria mesmo o Vilaverdense a marcar, por Xaninha, com um remate em arco após um canto do lado esquerdo (72 minutos).

O jogo ficou partido, com as duas equipas a procurarem a vitória, e o golo surgiu para o Clube Albergaria, já na parte final, aos 83 minutos, com Juliana Guedes a ter apenas que encostar um centro de Jéssica Silva, numa jogada que se iniciou em Catarina Almeida, o "cérebro" da equipa.