Portugal e Dinamarca empataram hoje 0-0, em Fátima, no arranque do Grupo 3 de apuramento para a fase final do Campeonato Europeu de futebol de sub-17 feminino, que se disputa entre 26 de novembro e 8 de dezembro em Inglaterra.
A divisão de pontos deixou portuguesas e dinamarquesas na segunda posição após a primeira jornada da ronda de elite, em que se registou a vitória da Itália sobre a República Checa, por 1-0, os próximos adversários da seleção lusa.
Numa partida equilibrada, em que se justificou o empate, destaque para a expulsão da guarda-redes portuguesa Catarina Barradas, no tempo de descontos, por ter travado um remate com as mãos, fora da área.
A Dinamarca começou melhor, sobretudo através de Rikke Marie Madsen, cuja velocidade na ala esquerda constituiu um ‘quebra-cabeças’ para a defesa nacional.
O primeiro lance de maior perigo nasceu precisamente de uma jogada rápida do lado esquerdo do ataque norueguês, aos 08 minutos, e que culminou num remate de Nicole Sorensen efetuado já no interior da área, mas desviado para canto por uma defesa portuguesa.
À passagem dos 24 minutos, a defesa esquerda Caroline Vindelev quase abriu o marcador com um remate de longe que passou muito perto da baliza defendida por Catarina Barradas, mas perto da meia hora Portugal respondeu com três claras oportunidades de golo, por intermédio de Nadine Cordeiro, Rita Cheganças e Francisca Cardoso, respetivamente, que assinalaram o melhor momento da seleção nacional nos 40 minutos iniciais.
Ao intervalo, o equilíbrio estava patente na estatística: cinco remates e uma defesa para cada uma das equipas.
No segundo tempo, o ritmo de jogo baixou e houve menos oportunidades para ambos os conjuntos.
Aos 47 minutos, Portugal quase inaugurou o marcador, depois de um erro da guarda-redes adversária, que não conseguiu agarrar a bola, num lance em que a árbitra acabou por marcar falta de Francisca Cardoso, a avançada lusa.
Aos 56 minutos, Portugal, que conseguira subir as linhas e pressionar mais à frente a equipa dinamarquesa, voltou a ter uma boa oportunidade para fazer o primeiro golo, nos pés de Bárbara Azevedo, que atirou para a defesa de Ida Kristensen.
A resposta não demorou e a Dinamarca, em duas ocasiões, esteve muito perto de fazer o golo inaugural. Aos 58 minutos, Rikke Marie Madsen, isolada, pôs à prova a guarda-redes portuguesa e, na sequência do canto, uma das dinamarquesas cabeceou ao lado.
Dez minutos mais tarde, ambas as seleções tiveram flagrantes oportunidades.
Primeiro foi Francisca Cardoso a rematar, dentro da área, para a defesa da guarda-redes dinamarquesa. Depois, na resposta, completamente isolada, a recém-entrada Rikke Dybdahl obrigou Catarina Barradas a uma grande defesa.
Perto do fim, e com as jogadoras de ambas as equipas a exibirem algum cansaço, um contra-ataque da Dinamarca obrigou a guarda-redes nacional a deter um remate fora da área, com as mãos, tendo sido expulsa pela árbitra polaca Agnieska Plaskocinska.
Portugal defronta a Itália na próxima quinta-feira e a República Checa no domingo, em Torres Novas.
Nesta Ronda de Elite participam 24 equipas. Portugal garante o apuramento se vencer o seu grupo ou for o segundo melhor classificado entre todos os grupos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.