A selecionadora Susana Cova garantiu hoje que Inglaterra não vai ser um adversário “temível” para Portugal no Campeonato da Europa feminino sub-17, no jogo de segunda-feira.

Em declarações ao sítio da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) na Internet, Susana Cova admitiu que o futebol praticado pela seleção inglesa «não é temível», mas reconheceu que jogar num estádio cheio de adeptos a torcer pelas cores inglesas «poderá causar alguma ansiedade» nas atletas lusas.

Mais do que pressão para ganhar o terceiro jogo e último do Grupo A, Portugal "tem a obrigação de ir ao encontro da sua identidade", no entender da selecionadora.

«A equipa tem de cumprir determinados processos, o que vai levar a ser mais perigosa e mais eficaz», explicou.

A equipa das “quinas” vai medir forças com a Inglaterra na segunda-feira, às 12h30, no Estádio Burton Albion FC, em Burton on Trent, sabendo que uma derrota significa o regresso a casa e que uma vitória poderá não chegar para garantir a qualificação para as meias-finais.

Para se apurar, a seleção feminina de sub-17 terá de vencer a anfitriã do Campeonato da Europa, a Inglaterra, e ainda beneficiar de uma conjugação de fatores favorável, que passa por um triunfo da Itália sobre a Áustria.

Apesar dos cálculos difíceis, ninguém atira a toalha ao chão na comitiva nacional.

«As jogadoras estão preparadas para tudo e focadas no objetivo principal, que é uma vitória. Tudo está em aberto e é preciso ter fé nesta seleção. Com um bocadinho de sorte, é possível chegarmos à meias-finais. Também fomos bafejados [pela sorte] no segundo torneio de apuramento», recordou a diretora da FPF para o futebol feminino, Mónica Jorge.