Francisco Neto é o novo selecionador nacional de futebol feminino, anunciou esta sexta-feira a Federação Portuguesa de Futebol, sucedendo a António Violante no comando técnico da seleção nacional feminina.

O novo técnico vai assinar contrato até 30 de junho de 2015 e será apresentado em conferência de imprensa na próxima terça-feira, dia 25 de Fevereiro, às 12h00, no auditório Manuel Quaresma da sede da Federação Portuguesa de Futebol, em Lisboa.

Francisco Neto contará ainda com o apoio de Marisa Gomes, que se mantém como adjunta, e do novo treinador de guarda-redes, Filipe Silva.

Com 32 anos, Francisco Neto regressa a uma casa que conhece bem, pois desempenhou a função de treinador de guarda-redes das AA em 2008, 2009 e 2010, integrado na equipa técnica da então Selecionadora, e atual diretora da FPF para o Futebol Feminino, Mónica Jorge.

Além da passagem pela Equipa das Quinas, o novo selecionador comandou seleções distritais na Associação de Futebol de Viseu e levou a seleção sub-21 de Goa (Índia) à medalha de ouro nos Jogos da Lusofonia, no passado mês de janeiro.

O novo treinador de guarda-redes, Filipe Silva, tem 38 anos e acumula uma vasta experiência na formação de vários clubes, incluindo a Académica, onde trabalhou durante três épocas. Antigo colaborador de André Villas-Boas (2009), fez estágios de formação em clubes como o Manchester United, o Newcastle, o FC Porto e o Real Madrid.

O Plano Estratégico de Desenvolvimento do Futebol Feminino da FPF, que prevê uma reestruturação e redimensionamento do futebol feminino, nomeadamente com a contratação de profissionais a tempo inteiro para as seleções, entra, desta forma, numa nova fase.