A 21.ª edição da Algarve Cup volta a receber as melhores seleções mundiais de futebol feminino, com destaque este ano para a presença da Alemanha, que chega à região com a melhor jogadora e treinadora da FIFA em 2013.

No ano passado, a formação germânica sagrou-se campeã europeia pela sexta vez consecutiva, com a guarda-redes Nadine Angerer a ser mais tarde homenageada pelo organismo máximo do futebol mundial, assim como a selecionadora Silvia Neid.

Vencedora em duas ocasiões, em 2006 e 2012, a Alemanha regressa à Algarve Cup com o estatuto de favorita, mas a tarefa promete ser difícil, visto que no torneio português também vão estar os Estados Unidos e Japão.

As norte-americanas, que conquistaram a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Londres2012, têm sido dominantes na Algarve Cup, tendo já levantado o troféu nove vezes, a última vez no ano passado, com um triunfo na final precisamente sobre as germânicas, por 2-0.

Ainda com o estatuto de campeão mundial, o Japão volta também a marcar presença na Algarve Cup, uma competição que nunca venceu, tendo conseguido um terceiro lugar em 2011.

A 05 de março, o confronto entre Japão e Estados Unidos, no Grupo B, numa reedição da final do Mundial2011, é mesmo o encontro mais esperado desta edição da Algarve Cup.

Há quatro anos, as japonesas surpreenderam as favoritas norte-americanas, num encontro dramático que foi apenas decidido no desempate por grandes penalidades.

A Suécia, treinada por Pia Sundhage, que conquistou vários títulos nos quatro anos que comandou os Estados Unidos, aparece como “outsider” na Algarve Cup, tendo mesmo já vencido a competição em 2001 e 2009.

Esta edição vai também contar a estreia da polémica seleção da Coreia do Norte, que será adversário de Portugal no Grupo C.

Em 2011, a equipa asiática foi desqualificada da fase final do Campeonato do Mundo, depois de cinco jogadores terem acusado positivo num controlo antidoping, e ficou impedida pela FIFA de participar no Mundial2015.

A 21.ª edição da Algarve Cup realiza-se de 05 a 12 de março em cinco estádios da região.