A final da 21.ª edição da Algarve Cup de futebol feminino vai colocar na quarta-feira frente a frente o Japão, atual campeão mundial, e a Alemanha, detentora do título europeu, num reencontro "especial" sobretudo para as germânicas.

Em 2011, a jogar em "casa", a mais do que favorita seleção alemã foi surpreendentemente eliminada pelo Japão nos quartos de final do Mundial, acabando as nipónicas mais tarde por conquistar o troféu. Até hoje foi a única vitória do Japão sobre a Alemanha em todas as competições.

"Desde esse jogo já defrontámos algumas vezes o Japão e vencemos sempre. É jogo especial e sempre um desafio jogar contra o Japão. É um adversário muito difícil", afirmou a selecionadora alemã na conferência de antevisão da final.

Mesmo assim, Silvia Neid, que no início deste ano conquistou pela segunda vez o prémio FIFA para melhor treinadora mundial, rejeitou o favoritismo da Alemanha, que está na Algarve Cup principalmente para "testar novas jogadoras e táticas".

"A Alemanha pertence quase sempre ao lote dos favoritos, mas penso que este não é o caso. Viemos cá para sobretudo para preparar o futuro e sobretudo o Mundial de 2015, Por isso, estamos muito felizes por estar na final e defrontar o campeão mundial", explicou a treinadora, que no ano passado levou a sua equipa ao sexto título europeu consecutivo.

Depois vencer um grupo em que estavam incluídos os Estados Unidos e a Suécia, o Japão alcançou pela segunda vez a final da Algarve Cup, depois de, em 2012, ter sido precisamente derrotado no jogo decisivo pelas germânicas.

"Queríamos muito jogar contra a Alemanha na final. Já alcançámos um objetivo que era esse. Agora esperamos fazer um bom jogo na final e vamos tentar ganhar", afirmou o selecionador japonês, Norio Sasaki.

A final da Algarve Cup, prova que este ano ficou também marcada pela pior prestação de sempre dos Estados Unidos (vão lutar pelo sétimo lugar perante a Coreia do Norte), está agendada para as 14h10, no Estádio do Algarve.