O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, elogiou hoje a qualidade e persistência de Helena Costa, que hoje se tornou na primeira mulher a ser nomeada treinadora de uma equipa masculina profissional em França.
“A nomeação de uma treinadora portuguesa para assumir o cargo de técnica principal da equipa de futebol profissional do Clermont Foot representa, desde já, o reconhecimento, mais que justo, da qualidade, do trabalho, da determinação e do empenho da Helena Costa. Esta é uma distinção inédita que premeia uma excelente profissional”, disse Fernando Gomes, em declarações ao sítio oficial da FPF.
Na próxima temporada, Helena Costa, de 36 anos, vai treinar o Clermont Foot, da II Liga francesa, depois de ter sido treinadora das equipas femininas do Benfica e do Odivelas, tendo depois sido escolhida para o cargo de selecionadora feminina do Irão e do Qatar.
“Gostaria igualmente de felicitar o clube pela escolha e pela audácia de apostar numa mulher para dirigir os destinos da sua equipa principal. É com atitudes destas que o futebol, no seu todo, se tornará cada vez mais respeitado”, referiu.
O líder da FPF terminou a mensagem a “desejar à Helena Costa as maiores felicidades para a época que se avizinha”.