A seleção alemã de futebol feminino de sub-20 sagrou-se, no domingo, campeã mundial, ao bater a sua congénere da Nigéria, por 1-0, após prolongamento, um golo marcado contra a corrente do jogo.

Coube à ponta de lança Lena Petermann, de 20 anos, a autoria do golo decisivo, aos 98 minutos, a finalizar um cruzamento para a área nigeriana, permitindo às jovens alemãs a proeza de conquistarem o título mundial, à semelhança do que fizeram os seus compatriotas masculinos seniores, no Brasil, em julho útimo.

Para a Nigéria foi uma desilusão cruel depois de um percurso imaculado até à final. Tal como em 2010, voltaram a baquear na final com as alemãs, que tinham vencido a França nas meias-finais, por 2-1.

Num estádio olímpico com pouco mais de 15 mil espetadores e animado pelos adeptos nigerianos, as duas seleções praticaram um futebol vivo, apesar da fadiga se ter sobreposto à qualidade técnica durante o prolongamento.

As nigerianas superiorizaram-se na primeira parte, mais tecnicistas e agressivas nos duelos individuais, mas foram as alemãs a estar mais próximas de inaugurar o marcador aos 18 minutos pela capitã Lina Magull, mas a guarda-redes Chiichi voou e evitou que a bola entrasse na sua baliza.

No entanto, seria a Nigéria, através da sua melhor jogadora, Asisat Oshoala, a ter as melhores oportunidades para inaugurar o marcador, a mesma que marcara quatro golos à Coreia do Norte nas meias-finais, derrotada por 6-2, mas, desta vez, a craque nigeriana não esteve com a pontaria afinada.

Na partida para os terceiro e quarto lugares do Mundial, a França bateu a Coreia do Norte por 3-2, com os cinco golos a serem marcados todos na segunda parte.