A FIFA elogiou as infraestruturas do Canadá para o Mundial de futebol feminino do próximo ano, após visitar as seis cidades-sede, apesar das recentes críticas das jogadoras e queixa apresentada por se disputar em relva artificial.

A queixa foi apresentada pelas futebolistas a 02 de outubro na organização dos Direitos Humanos de Ontário contra a FIFA e a Associação de Futebol do Canadá, alegando que os encontros dos Mundiais masculinos são sempre disputados em relva.

"O Canadá está no bom caminho. Inspecionámos os seis estádios e estamos satisfeitos com a preparação do Canadá", salientou a responsável pelas competições femininas da FIFA, Tatjana Haenni, após visitar os estádios de Montreal, Edmonton, Winnipeg, Ottawa, Moncton e Vancouver.

Segundo a FIFA, a visita permitiu que tanto o organismo como o Comité Organizador tenham confirmado as exigências previstas para as instalações, os trajetos das equipas aos estádios e os aspetos de segurança no campeonato.

O diretor executivo da organização, Peter Montopoli, salientou que o Canadá oferecerá estádios que "cumprem as exigências da FIFA" e que os 24 países irão beneficiar de superfícies de jogo de qualidade.

Os elogios da FIFA às instalações acontecem antes que o Tribunal de Direitos Humanos de Ontário realize esta semana uma visita aos estádios, no seguimento da queixa apresentada por 40 jogadoras, a qual evoca a existência de uma discriminação de género.