A 22ª edição da Algarve Cup de futebol feminino, que arranca na quarta-feira, será a primeira sem restrições no sorteio e, por isso mesmo, Portugal vai ter pela frente o Japão, o atual campeão do Mundo.

A três meses do Mundial2015, o torneio algarvio irá servir de preparação para a competição que vai decorrer no Canadá, sobretudo para seleções como a nipónica, mas também para os Estados Unidos, Alemanha, França e Suécia, que repetem a presença, e para o Brasil, que se estreia nesta competição.

Numa prova que já dura há mais de duas décadas, este ano pela primeira vez não houve restrições no sorteio das seleções, o que coloca pela primeira vez Portugal no caminho de equipas como o Japão.

O encontro com o campeão mundial, que está agendado para o dia 6 de março no Estádio Algarve, é mesmo o mais aguardado desta primeira fase do torneio.

No grupo C, a formação lusa terá também pela frente a França, semifinalista do último Campeonato do Mundo, e a Dinamarca, 16.ª do ‘ranking’ FIFA. Portugal ocupa o 42.º lugar e nunca se apurou para a fase final de uma grande competição.

"Achamos que o crescimento deve ser feito em contexto de alguma adversidade. Todos os jogos que temos feito são com equipas de ‘ranking’ superior ao nosso. É importante estarmos com os melhores para sermos como eles. É neste trilho de alguma dificuldade que vamos crescer", afirmou o selecionador português, Francisco Neto.

No grupo de ‘estrelas’, destaque para a primeira presença da brasileira Marta, uma das maiores figuras do futebol feminino mundial e vencedora do prémio de melhor jogadora da FIFA por cinco vezes.

No grupo A, a seleção ‘canarinha’ vai defrontar a Alemanha, atual líder do ranking mundial e atual detentora da Algarve Cup. A formação germânica, que foi dominadora no torneio do ano passado, não vai poder contar com a médio Nadine Kessler, que no início do ano foi considerada a melhor jogadora da atualidade para a FIFA.

A seleção alemã apresenta-se mesmo como a grande favorita a vencer esta edição da Algarve Cup, assim como os Estados Unidos, que detém o recorde de vitórias do torneio com nove.

A presença das norte-americanas no Algarve tornou-se habitual nas duas últimas décadas, assim como de Hope Solo, uma das figuras mais mediáticas da equipa e, agora, também polémica.

A guarda-redes foi convocada para a seleção norte-americana depois de ter cumprido um castigo imposto pela federação norte-americana de futebol (US Soccer).

Solo, de 33 anos, esteve 30 dias suspensa por comportamento impróprio com as autoridades policiais, num incidente que decorreu em janeiro, enquanto estava em estágio com a formação norte-americana. A guarda-redes dos Seattle Reign foi detida, juntamente com o seu marido, o antigo jogador de futebol-americano Jerramy Stevens, que foi apanhado conduzir sob o efeito de álcool um carro oficial da US Soccer.

A 22.ª edição da Algarve Cup arranca na quarta-feira e termina a 11 de março.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.